BUTACID ® é indicado para o tratamento dos episódios de espondilite anquilosante (inflamações das articulações da coluna, quadril) e dos episódios agudos de gota e pseudogota. Quando outros anti-inflamatórios não hormonais não forem efetivos, BUTACID ® pode ser usado para tratamento de casos de piora aguda de artrite reumatoide, artrose e reumatismo extra-articular (em tecidos fora das articulações).
Como este medicamento funciona?
BUTACID ® age inibindo a ciclo-oxigenase, enzima responsável por produzir as substâncias que causam a inflamação, a dore e a febre.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar BUTACID se tiver: sintomas ou histórico de dispepsia (indigestão), ou inflamação gastrintestinal ou úlceras; discrasias sanguíneas ou histórico de discrasias sanguíneas (alterações na composição do sangue); diáteses hemorrágicas como, trombocitopenia, distúrbios de coagulação do sangue, terapia anticoagulante a longo prazo; insuficiência grave do coração, dos rins ou do fígado, ou insuficiência pulmonar, edema (inchaço) ou hipertensão (pressão alta), que apresentam risco de piora no funcionamento do coração; doenças da tireoide; alergia aos derivados do pirazol; síndrome de Sjögren; polimialgia reumática ou arterite temporal; último trimestre de gravidez. BUTACID também é contraindicada se você tiver acessos de asma, urticária (placas elevadas na pele) ou rinite aguda após o uso de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico ou outros medicamentos semelhantes.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você só deve usar BUTACID® sob supervisão de um médico. BUTACID® é indicado para determinadas afecções reumáticas e não se destina à automedicação. Não é recomendado para menores de 18 anos e pacientes idosos devem ter cuidados especiais. Se você já teve hemorragias, úlceras no aparelho digestivo ou Doença de Crohn, recomenda-se avaliação médica cuidadosa. O uso pode estar associado a um pequeno aumento do risco de eventos relacionados à coagulação. Pacientes com hipertensão não controlada, insuficiência cardíaca, e outras condições devem ser tratados com precaução. É necessário monitoramento especial em casos de insuficiência renal e lúpus eritematoso disseminado. O seu médico deve avaliar o tratamento caso você precise usar BUTACID® por mais de uma semana.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento BUTACID pode causar os seguintes males: sintomas ou histórico de dispepsia (indigestão), inflamação gastrintestinal ou úlceras; discrasias sanguíneas; diáteses hemorrágicas como trombocitopenia; risco de piora no funcionamento do coração em caso de insuficiência grave do coração, rins ou fígado; alergia aos derivados do pirazol; asma, urticária ou rinite aguda após uso de ácido acetilsalicílico; hemorragias ou úlceras no aparelho digestivo; retenção de sódio e inchaços; sinais de problemas no fígado; alterações sanguíneas; doenças da tireoide; e pode antecipar episódios de asma em pacientes asmáticos. Além disso, pode gerar reações alérgicas com rash (vermelhidão) e distúrbios visuais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?