Calmador ® é indicado como analgésico e antipirético, especialmente para o tratamento de dores, redução da febre e dor de cabeça.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é um analgésico com ação antipirética, portanto, atua aliviando a dores e a febre. Por possuir a substância cafeína, potencializa a ação analgésica do ácido acetilsalicílico. A cafeína apresenta ainda um efeito estimulante no humor, no estado de alerta e na atenção, promove a constrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos do cérebro, o que pode contribuir para o alívio das dores de cabeça.
Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a outros salicilatos ou a qualquer outro componente da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para pacientes predispostos a dispepsias (indigestão), ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica (úlceras). Também é contraindicado para pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão hepática grave, além de pacientes hemofílicos (com problemas de sangramento). Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida. Calmador é contraindicado nos três primeiros meses de gravidez, e após esse período, só deve ser empregado nos casos de absoluta necessidade e sob orientação médica. Sua utilização também é contraindicada em grávidas no final da gestação por prolongar o tempo de sangramento favorecendo a ocorrência de hemorragias. Este medicamento não pode ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. A terapia com o ácido acetilsalicílico deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use este medicamento caso tenha histórico de asma causada por uso anterior deste ou de outro medicamento com ação parecida ou caso tenha problemas no estômago. O uso de ácido acetilsalicílico em crianças ou adolescentes pode causar a Síndrome de Reye, uma doença rara, mas grave. Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. O uso de ácido acetilsalicílico deve ser interrompido pelo menos 2 semanas antes de qualquer procedimento cirúrgico. Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. A ação irritante do álcool no estômago é aumentada quando é ingerido com este medicamento, podendo aumentar o risco de úlcera e sangramento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
USO ORALUso Adulto: Tomar 1 a 2 comprimidos. Se necessário, repetir de 4 em 4 horas, até o limite de 6 comprimidos ao dia. Dose máxima diária recomendada: 6 comprimidos/dia que equivale a 3 g/dia de ácido acetilsalicílico e 180 mg/dia de cafeína. Tomar preferencialmente após as refeições, com um pouco de água. Este medicamento não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvida sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar CALMADOR, tome 1 a 2 comprimidos assim que lembrar, mas não exceda a dose máxima diária recomendada de 6 comprimidos. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas retome o esquema normalmente.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O CALMADOR pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos se utilizado em altas doses ou por períodos prolongados. O uso pode levar a úlcera e sangramentos, especialmente se combinado com bebidas alcoólicas. Também pode ocorrer choque anafilático em indivíduos sensíveis, manifestando-se por urticária, inchaço dos lábios e olhos, congestão nasal, tontura e dificuldade de respirar. Em crianças e adolescentes, o uso de ácido acetilsalicílico pode causar a Síndrome de Reye. Além disso, o ácido acetilsalicílico pode inibir a função plaquetária e prolongar o tempo de sangramento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de CALMADOR, que contém ácido acetilsalicílico e cafeína, pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. É importante procurar orientação médica imediatamente. O uso deste medicamento não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico.