Calman com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda - 02433631000120
  • Categoria: Sedativo
  • Princípio ativo:
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Calman é indicado como auxiliar nos sintomas de ansiedade leve, irritabilidade e como auxiliar ao sono. Também pode auxiliar nos sintomas de queixas cardíacas nervosas temporárias, como palpitação relacionada à ansiedade leve, após a exclusão de condições mais sérias pelo médico.

  • Como este medicamento funciona?

    Calman ® (Passiflora incarnata L., Crataegus rhipidophylla Gand., Salix alba L.) atua no sistema nervoso central, produzindo efeito sedativo leve, prolongando o período de sono, atuando nos quadros de ansiedade leve, insônia e irritabilidade. O tempo médio de início de ação farmacológica não está bem estabelecido para o produto.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Calman é contraindicado em casos de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula e para pacientes que apresentam hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata). Este produto não deve ser utilizado junto a bebidas alcoólicas e não deve ser associado a outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico. Além disso, não é aconselhado o uso em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico, úlceras gastrointestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas e pacientes em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes. O uso deve ser interrompido pelo menos 2 semanas antes de algum procedimento cirúrgico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Calman ® (Passiflora incarnata L., Crataegus rhipidophylla Gand., Salix alba L.) pode levar a um quadro de sonolência. Pacientes que irão dirigir ou operar máquinas devem ter maior cautela no desenvolvimento de tais atividades. Em casos de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Este produto não deverá ser utilizado junto a bebidas alcoólicas, face à potencialização dos seus efeitos. Este produto é contraindicado para menores de 18 anos. Se os tornozelos ou as pernas ficarem inchados, quando ocorrer dor na região do coração, podendo se espalhar para os bras, abdômen superior ou região do pescoço, ou em caso de dificuldade respiratória (dispneia), consultar imediatamente um médico ou profissional da saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Calman deve ser utilizado via oral e é indicado para adultos. É importante seguir a posologia recomendada e não ingerir doses maiores do que as indicadas. Devido à sua composição, é contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e não deve ser utilizado com bebidas alcoólicas ou outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico. Pode causar sonolência, portanto, recomenda-se cautela ao dirigir ou operar máquinas. Caso ocorram sintomas como inchaço nos tornozelos ou pernas, dor na região do coração ou dificuldade respiratória, deve-se consultar um médico imediatamente.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O Calman pode causar sonolência, especialmente se o paciente estiver dirigindo ou operando máquinas. É contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, e não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula ou hipersensibilidade ao látex. O uso deve ser evitado por pacientes com úlceras gastrointestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas e aqueles em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramento. Também não é recomendado em conjunto com bebidas alcoólicas ou medicamentos com efeito sedativo, hipnótico e anti-histamínico. Caso hajam sintomas como inchaço nos tornozelos ou pernas, dor na região do coração, ou dificuldade respiratória, deve-se consultar um médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. Em casos de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.