Cataflam ® comprimido revestido é indicado para o tratamento de curto prazo, das seguintes condições: entorses, distensões e outras lesões; dor e inflamação no pós-operatório; condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo; infecções do ouvido, nariz e garganta. Respeitando os princípios terapêuticos gerais de que a doença básica deve ser adequadamente tratada. Febre isolada não é uma indicação. Cataflam ® também pode ser utilizado para outras condições conforme determinado pelo seu médico.
Como este medicamento funciona?
O Cataflam ® contém como substância ativa o diclofenaco potássico e pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Ele atua aliviando os sintomas da inflamação, como dor e inchaço, ao bloquear a síntese de prostaglandinas, que são moléculas responsáveis pela inflamação, dor e febre. O medicamento possui rápido início de ação, tornando-o adequado para o tratamento de estados dolorosos e/ou inflamatórios agudos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor; tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração no estômago ou no intestino; sofre de insuficiência hepática e renal; tem insuficiência cardíaca grave; está nos últimos três meses de gravidez; ou em caso de suspeita de dengue.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Cataflam ®, é importante considerar algumas precauções e condições específicas. Se você tiver doença cardiovascular estabelecida (como pressão arterial alta não controlada, insuficiência cardíaca congestiva), o tratamento com Cataflam ® geralmente não é recomendado. Também, se você tem riscos significativos para doença cardíaca (como pressão arterial elevada, níveis de gordura elevados, diabetes, ou se fuma), deve-se evitar aumentar a dose acima de 100 mg por dia se o tratamento for por mais de 4 semanas.
Tenha cuidado se você tiver asma, problemas gastrintestinais (como úlceras ou sangramento), problemas no fígado ou rins, ou se estiver desidratado. É importante não exceder o tempo de uso recomendado e informar seu médico sobre quaisquer sintomas de problemas cardíacos ou vasculares. Além disso, o uso deste medicamento pode mascarar sintomas de infecções.
Para pacientes idosos, deve-se ter cautela ao usar Cataflam ®, tomando a menor dose eficaz possível. E, mulheres grávidas ou que suspeitam estar grávidas devem consultar um médico antes de tomar o medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Cataflam ® (diclofenaco potássico) deve ser administrado por via oral e é recomendado para adultos e crianças acima de 14 anos. É indicado para o tratamento de curto prazo de condições como: entorses, distensões, dor e inflamação no pós-operatório, condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, dor nas costas, e outros tipos de reumatismo. É importante seguir as orientações do seu médico e não exceder o tempo ou a dose recomendada. Caso tenha dúvidas sobre como usar Cataflam ®, consulte seu médico ou farmacêutico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar danos ao fígado e, por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Também pode causar reações alérgicas, incluindo reações anafiláticas/anafilactoides, que podem ocorrer sem exposição prévia ao diclofenaco. Em casos muito raros, os pacientes podem experimentar reações cutâneas alérgicas graves, como rash (vermelhidão na pele, com ou sem descamação), além de implicações em problemas cardíacos, gastrintestinais e outros efeitos indesejáveis que devem ser relatados ao médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?