O produto Catuama é utilizado como produto estimulante para tratar as estafas mentais e/ou físicas (astenia).
Como este medicamento funciona?
Catuama ® é um produto utilizado de modo tradicional como estimulante sobre o sistema nervoso central no combate às estafas (cansaços) físicas e mentais. O tempo médio de início de ação do produto vai depender das condições de cada organismo.
Quando não devo usar este medicamento?
O Catuama não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. É contraindicado em pacientes com ansiedade, arritmias, taquicardia, hipertensão, gastrite, diabetes, hipertireoidismo e também durante a gravidez e lactação. Este produto é contraindicado para uso por pacientes alérgicos a droga ou a seus componentes e para menores de 12 anos. Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não se recomenda a administração do Catuama® à noite por seu efeito estimulante que pode causar dificuldades para adormecer. A eficácia deste produto depende da capacidade funcional do paciente. O uso de Catuama® não é recomendado durante a gravidez e lactação visto que o extrato de Trichilia catigua pode interferir nas fases da gravidez, ou exercer efeito de embriotoxicidade ou embrioletalidade. Não há dados que comprovem que o uso do produto não interfere na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Interações com outros produtos contendo xantinas podem potencializar o efeito estimulante.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15ºC e 30ºC). O produto Catuama® cápsulas apresenta validade de 36 meses. Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original. Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade. Este produto deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
As cápsulas devem ser ingeridas por via oral. A posologia da Catuama ® foi estabelecida em 1 a 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, antes das refeições. Utilizar 1 a 2 cápsulas do produto, a cada 12 horas. A dose diária máxima deste produto deverá ser 4 cápsulas, dividida em 2 doses. Este produto não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você esqueça de tomar uma dose do produto Catuama, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário correto. Nunca tome uma dose dobrada para compensar a dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação de profissional de saúde.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O produto Catuama ® pode causar insônia, ansiedade, cefaleia e taquicardia como reações adversas, especialmente quando ingerido em altas doses de cafeína. A frequência de ocorrência desses efeitos indesejáveis não é conhecida.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Podem ocorrer vômitos, dor de cabeça, falta de sono e diarreia. Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o incidente. Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou o folheto informativo, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder. Não há casos de superdose relatados.