A cefadroxila está indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis. A eficácia de cefadroxila manifesta-se pela melhora do estado geral do paciente, incluindo a regressão da febre, dos sinais e sintomas da infecção.
Como este medicamento funciona?
A cefadroxila é um antibiótico que apresenta rápida ação de destruição de determinadas bactérias.
Quando não devo usar este medicamento?
A cefadroxila não deve ser utilizada caso você apresente alergia ou intolerância à cefadroxila ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso você apresente alergia à penicilina e aos antibióticos da classe cefalosporinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de cefadroxila deve ser feito com cautela em pacientes com alergia ou intolerância a cefadroxila, penicilina, e outras cefalosporinas. Antes do tratamento, o médico irá verificar reações de hipersensibilidade a esses componentes. O medicamento pode causar colite pseudomembranosa e é necessário interromper o uso se houver diarreia após a administração. Pacientes com problemas de função renal devem ter a dose ajustada. É indicado um uso criterioso em idosos e crianças menores de 12 anos. Estudos em animais não mostraram danos durante gravidez, mas não existem dados adequados para mulheres grávidas. Na lactação, a administração deve ser feita com cuidado. O uso de cefadroxila junto a outros medicamentos, como antibióticos e anticoagulantes, deve ser monitorado para evitar interações indesejadas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar as cápsulas inteiras com líquido, por via oral somente sob prescrição médica. As cápsulas não devem ser partidas ou mastigadas. A cefadroxila pode ser administrada antes, durante ou após as refeições, o que diminui a intolerância gastrintestinal e melhora a absorção. Para adultos, a dose recomendada é de 1 a 2 g por dia, fracionados em duas tomadas de 12 em 12 horas, podendo ser prescrita também em dose única diária. No caso de faringite ou amigdalite, a dose é de 1 g ao dia durante um mínimo de 10 dias. Para infecções complicadas das vias urinárias, a dose é de 2 g por dia, fracionado em duas tomadas durante 7 a 10 dias. Em casos de disfunção renal, a dose de cefadroxila deve ser ajustada conforme as taxas de clearance de creatinina.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A cefadroxila pode causar reações alérgicas, especialmente em pacientes com antecedentes de alergia à cefadroxila, penicilina ou cefalosporinas. Também é possível ocorrer diarreia após a administração, que pode indicar colite pseudomembranosa, uma complicação que varia de leve a grave. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados, especialmente aqueles com história de doença gastrintestinal. O uso prolongado pode resultar no supercrescimento de bactérias resistentes e não deve ser utilizado em combinação com determinados medicamentos como antibióticos bacteriostáticos que podem produzir um efeito antagônico. É importante interromper o tratamento caso reações alérgicas ocorram.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?