• Home
  • Bulas
  • Cetoconazol 200mg com 30 Comprimidos Globo Pharma Generico

Cetoconazol 200mg com 30 Comprimidos Globo Pharma Generico

  • Fabricante: Laboratório Globo Sa - 17115437000173
  • Categoria: Micose
  • Princípio ativo: Cetoconazol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O cetoconazol é indicado para o tratamento de certas infecções causadas por fungos como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e paracoccidioidomicose quando outros tratamentos não forem tolerados ou eficazes. Cetoconazol comprimido não deve ser utilizado em casos de meningite fúngica devido a sua baixa penetração no líquido cerebroespinhal.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento, é um medicamento a base de cetoconazol que você deve usar para o tratamento de infecções causadas por fungos. O cetoconazol possui atividade fungicida (agente que destrói fungos) ou fungistática (agente que paralisa crescimento dos fungos). Cetoconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar este medicamento se você apresentar hipersensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Não tome este medicamento caso você tenha doença do fígado. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença do fígado. Também não tome se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Informe o seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, pois a ingestão ao mesmo tempo de cetoconazol com outros medicamentos pode ser prejudicial. Certifique-se de ter relatado sobre qualquer medicamento que esteja tomando, prescrito ou não por um médico, incluindo suplementos e produtos naturais. Durante o tratamento com cetoconazol podem ocorrer distúrbios no fígado, até mesmo em tratamentos curtos. Entretanto, as chances disto acontecer são maiores se você sabe que tem problemas no fígado. Você pode reconhecer os distúrbios do fígado através dos seguintes sintomas: urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, branco dos olhos amarelado, dor abdominal, cansaço não usual e/ou febre. Neste caso o tratamento com este medicamento deve ser suspenso e seu médico imediatamente comunicado. Antes de você iniciar o tratamento com cetoconazol, seu médico irá solicitar alguns exames de sangue para assegurar-se de que seu fígado está funcionando normalmente. Se o tratamento com cetoconazol se estender, seu médico solicitará exames de sangue para detectar problemas no fígado precocemente no sangue. Casos de hepatotoxicidade grave, incluindo casos fatais ou que necessitaram de transplante hepático, ocorreram com o uso de cetoconazol oral.

    O acúmulo de doses do tratamento é considerado um fator de risco para hepatotoxicidade grave. Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. A função da glândula suprarrenal deve ser monitorada em pacientes com

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento, cetoconazol, deve ser usado para o tratamento de infecções causadas por fungos. A ingestão deve ser feita por via oral e é indicada para adultos e crianças acima de 2 anos de idade. Durante o tratamento, é importante tomar os comprimidos com uma bebida ácida (como refrigerante tipo cola), especialmente se houver acidez gástrica reduzida. É fundamental seguir as orientações médicas quanto à dosagem e duração do tratamento, e realizar exames de sangue para monitoramento da função hepática, especialmente em tratamentos prolongados.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar o cetoconazol, tome a dose assim que se lembrar. Porém, se estiver próximo do horário da próxima dose, não use a dose esquecida. Apenas retome o esquema posológico habitual. Não tome o dobro de dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de cetoconazol pode causar distúrbios no fígado, incluindo hepatotoxicidade grave, sintomas como urina escura, fezes esbranquiçadas, pele amarelada, branco dos olhos amarelado, dor abdominal, cansaço não usual e/ou febre. Além disso, pode aumentar o risco de alterações graves nos batimentos cardíacos, com potencial risco de morte súbita. Pacientes com hipersensibilidade ao cetoconazol ou com doenças do fígado não devem usar este medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso excessivo de cetoconazol pode levar a distúrbios no fígado e hepatotoxicidade, que podem ser graves. Se você suspeitar que tomou uma quantidade maior do que a indicada, deve suspender o tratamento e comunicar seu médico imediatamente. É importante monitorar sintomas como urina escura, fezes esbranquiçadas, pele e olhos amarelados, dor abdominal e cansaço não usual, e informar seu médico sobre qualquer sintoma que ocorra.