Ciclo 21 com 21 Comprimidos

  • Fabricante: União Química Farmacêutica Nacional S/A - 60665981000118
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Levonorgestrel
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    CICLO 21 é indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. Embora os contraceptivos orais (anticoncepcionais) sejam altamente eficazes, há casos de gravidez em mulheres que os utilizam.

  • Como este medicamento funciona?

    CICLO 21 é um contraceptivo oral (previne a gravidez) combinado, que concilia os componentes etinilestradiol e levonorgestrel. Os anticoncepcionais orais combinados agem por inibição do hormônio que estimula o ovário. Embora o mecanismo primário dessa ação seja a inibição da ovulação, outras alterações incluem: mudanças no muco cervical (que aumenta a dificuldade de entrada do espermatozoide no útero) e no endométrio (que reduz a probabilidade de adesão do óvulo fecundado na parede uterina).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    CICLO 21 não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou que apresentem ou já apresentaram trombose venosa profunda (coágulos nas veias) ou tromboembolismo (rompimento de um vaso sanguíneo). É contraindicado para mulheres que apresentam qualquer uma das seguintes condições: doença vascular cerebral (derrame cerebral) ou coronariana arterial (estreitamento dos vasos que sustentam o coração), valvulopatias trombogênicas (doença das válvulas do coração); distúrbios trombogênicos (doenças dos vasos sanguíneos); diabetes com envolvimento dos vasos sanguíneos; hipertensão (pressão alta); carcinoma da mama (câncer de mama) conhecido ou suspeito ou outra neoplasia (câncer) estrogênio-dependente conhecida ou suspeita; adenomas (tumor glandular benigno) ou carcinomas hepáticos (câncer do fígado), ou doença hepática ativa (distúrbios do fígado), desde que a função hepática não tenha retornado ao normal; gravidez confirmada ou suspeita. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Exame físico e acompanhamento: deve-se obter histórico médico completo, pessoal e familiar, e realizar exame físico, incluindo determinação da pressão arterial, antes do início do uso de anticoncepcionais. Esses exames devem ser repetidos periodicamente. Efeitos sobre os carboidratos e lipídeos: pacientes com intolerância à glicose ou diabetes mellitus devem ser acompanhadas criteriosamente enquanto estiverem recebendo CICLO 21. Uma pequena parcela das usuárias de anticoncepcionais pode apresentar aumento de triglicérides. Relatou-se aumento dos níveis de colesterol. Sangramento genital: algumas mulheres podem não menstruar durante o intervalo sem comprimidos. Depressão: mulheres utilizando CICLO 21 com história de depressão devem ser observadas criteriosamente e o medicamento deve ser suspenso se a depressão reaparecer em grau sério. Este produto não protege contra infecção por HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Cigarro: fumar aumenta o risco de efeitos colaterais cardiovasculares. Tromboembolismo e trombose venosa e arterial: o uso de contraceptivos orais combinados está associado ao aumento do risco de eventos tromboembólicos e trombóticos. Se possível, os contraceptivos orais combinados devem ser descontinuados durante imobilização prolongada. Lesões oculares: houve relatos de casos de trombose retiniana com o uso de contraceptivos orais combinados.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O CICLO 21 deve ser utilizado por via oral. É indicado na prevenção da gravidez e para o controle de irregularidades menstruais. Recomenda-se iniciar o tratamento com a primeira cartela e seguir a sequência dos 21 comprimidos contidos na embalagem, conforme orientações médicas. Caso ocorra a ausência de menstruação ou sangramento anômalo, deve-se consultar um médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar o CICLO 21, recomenda-se tomar o comprimido assim que se lembrar. Se já estiver próximo do horário de tomar o próximo comprimido, não tome o comprimido esquecido, mas continue com o esquema regular. É importante usar um método contraceptivo adicional até que tenha tomado o comprimido corretamente durante 7 dias para garantir a eficácia do anticoncepcional. Caso tenha dúvidas ou se o esquecimento ocorrer em mais de uma ocasião, consulte um médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de CICLO 21 pode causar risco de eventos tromboembólicos e trombóticos venosos e arteriais, como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Mulheres com história de depressão devem ser observadas, pois a depressão pode reaparecer em grau sério. Além disso, pode haver aumento da pressão arterial, pequenos sangramentos durante os primeiros meses de uso, e casos de trombose retiniana que podem resultar em perda de visão. O uso também está contraindicado para mulheres com hipersensibilidade aos componentes, trombose venosa profunda, doença vascular cerebral, diabetes com envolvimento dos vasos sanguíneos, doenças hepáticas, entre outras condições.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.