Este medicamento é destinado ao tratamento de micoses tópicas (infecções na pele causadas por fungos). O ciclopirox olamina é um produto antimicótico com especificidade de ação comprovada contra tíneas (tínea pedis, tínea corporis, tínea cruris, tínea versicolor), candidíase cutânea e dermatite seborreica.
Como este medicamento funciona?
O ciclopirox olamina é um fungicida (substância que destrói o fungo) de amplo espectro para uso dermatológico, com alto poder de penetração. É altamente eficaz contra praticamente todos os agentes patogênicos causadores de micoses superficiais da pele. O tempo médio de início de ação é de 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser aplicado na região dos olhos e não deve ser utilizado em casos de alergia conhecida ao ciclopirox olamina ou a qualquer componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser aplicado na região dos olhos e não deve ser utilizado em casos de alergia conhecida ao ciclopirox olamina ou a qualquer componente da fórmula. Advertências e Precauções: As medidas adicionais de higiene recomendadas pelo médico devem ser cuidadosamente seguidas. Durante a gravidez, informe ao seu médico caso ocorra gestação na vigência do tratamento ou após seu término. O uso de ciclopirox olamina durante a gravidez deve ser feito sob estrita indicação médica. Na amamentação, a aplicação de ciclopirox olamina só deverá ser considerada se absolutamente essencial. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Crianças menores de 6 anos só devem utilizar o ciclopirox olamina se estritamente indicado pelo médico. Não há relato de interações medicamentosas até o momento, mas informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original e não utilize após o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O ciclopirox olamina creme deve ser aplicado 2 vezes ao dia sobre a região da pele afetada, friccionando suavemente. É recomendado que o tratamento prossiga até o desaparecimento dos sintomas (usualmente 2 semanas). Para evitar recorrência, você deve continuar o tratamento por mais 1 a 2 semanas. O ciclopirox olamina deve ser aplicado apenas localmente e as medidas higiênicas complementares recomendadas pelo médico devem ser rigorosamente observadas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O ciclopirox olamina geralmente é bem tolerado. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: irritação, sensação de queimação, prurido (coceira) ou dermatite alérgica de contato (reação alérgica da pele ao medicamento).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há experiência de superdose com preparações contendo ciclopirox olamina. Contudo, não se espera que ocorram efeitos sistêmicos relevantes se este medicamento for aplicado a grandes áreas ou usado muito frequentemente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação de um profissional de saúde.