O bromidrato de citalopram é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência dos sintomas associados a esta doença. É utilizado em tratamentos de longo prazo para prevenir a recorrência de novos episódios depressivos em pacientes que têm depressão recorrente. Além disso, é eficaz no tratamento de pacientes com transtorno do pânico e no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Como este medicamento funciona?
O bromidrato de citalopram é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que é uma classe do grupo dos antidepressivos. Este medicamento age no cérebro, onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.
Quando não devo usar este medicamento?
O bromidrato de citalopram não deve ser usado se você for alérgico a qualquer um dos componentes mencionados, se estiver em uso de medicamentos conhecidos como inibidores da monoaminoxidase (IMAO), como fenelzina e se estiver em uso de pimozida. Também não deve ser utilizado por pessoas que tenham ou tenham tido qualquer episódio de ritmo cardíaco anormal e por mulheres grávidas sem orientação médica. Além disso, não é recomendado para pessoas com sindrome de má absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não tomar o bromidrato de citalopram se você for alérgico a qualquer um dos componentes mencionados anteriormente. Contraindicações incluem o uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAO) e de pimozida, e se você tiver episódios de ritmo cardíaco anormal. Este medicamento não deve ser utilizado por grávidas sem orientação médica. É importante avisar ao seu médico se você tiver problemas de saúde como mania, comprometimento do funcionamento dos rins e/ou do fígado, diabetes, epilepsia, tendência a sangramentos, entre outros. Você deve avisar seu médico se estiver usando outros medicamentos, especialmente os que causam prolongamento do intervalo QT. Idade: o uso em crianças e adolescentes é não recomendado. Sintomas como pensamentos suicidas podem ocorrer, especialmente em jovens adultos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O bromidrato de citalopram é utilizado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência dos sintomas associados a esta doença. É também eficaz no tratamento de transtorno do pânico e do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Seu médico pode prescrever este medicamento para outros propósitos. A posologia e o tratamento devem ser definidos pelo seu médico, que avaliará o caso individualmente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O bromidrato de citalopram pode causar alguns efeitos adversos, que incluem:
Convulsões ou aumento da frequência das crises convulsivas.
Alterações no ritmo cardíaco, que podem incluir o risco de morte súbita.
Alterações nos batimentos cardíacos, podendo ser potencialmente fatais.
Desenvolvimento de pensamentos suicidas ou agravamento da depressão.
Aumento de ansiedade inicialmente durante o tratamento.
Possíveis sintomaticas de mania, como alegria inapropriada e atividade física excessiva.
Risco elevado de tentativas de suicídio, especialmente em jovens adultos.
É importante contatar um médico imediatamente se ocorrerem sintomas como inquietude ou dificuldade em permanecer parado, além de relatar qualquer histórico de problemas de saúde.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento, deve procurar imediatamente um médico ou um centro de intoxicação. Sintomas de superdosagem podem incluir a intensidade de efeitos colaterais, como alteração da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial. É importante que a situação seja avaliada por um profissional de saúde.