Clanistil ® solução gotas é indicado para o alívio da vermelhidão dos olhos causada por poluição, fumaça, pó, pelos de animais, pólen, grama, caspa, bem como os sintomas leves de coceira.
Como este medicamento funciona?
Clanistil ® solução gotas possui ação antialérgica e descongestionante dos olhos.
Quando não devo usar este medicamento?
Clanistil ® solução gotas é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) aos princípios ativos ou a qualquer um dos excipientes ou com glaucoma de ângulo estreito.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
- Se você estiver sendo tratado com Inibidores da Amino Oxidases (IMAOs) pode apresentar crises de hipertensão (pressão alta) grave se um medicamento simpatomimético for administrado (vide Interações medicamentosas).
- Deve ser usado com precaução em crianças, idosos ou caso você apresente doenças cardiovasculares ou denervação simpática (ex.: pacientes diabéticos insulino-dependentes, com hipotensão ortostática, hipertensão, hipertireoidismo) devido ao risco de possíveis efeitos sistêmicos (no organismo).
- O uso prolongado ou excessivo pode levar a uma vasodilatação ou congestão ocular de rebote.
- Clanistil ® solução gotas contém cloreto de benzalcônio que pode causar irritação ocular e se sabe que altera a cor das lentes de contato gelatinosas. Evite o contato com as lentes de contato gelatinosas. Você será instruído a remover as lentes de contato antes da aplicação de Clanistil ® solução gotas e esperar por pelo menos 15 minutos antes de recolocá-las.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Clanistil ® solução gotas pode causar midríase (pupila dilatada) passageira, visão turva temporária ou outros distúrbios visuais que podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer midríase ou <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo o medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. A dose usual é de 1 ou 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), 6 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 4 horas entre as doses. Antes de utilizar, confira o nome no rótulo, e não utilize caso haja sinais de violação do frasco. Para aplicar, incline a cabeça para trás, puxe a pálpebra inferior, inverta o frasco e pressione levemente para que uma única gota seja dispensada. Repita o processo no outro olho se necessário. Após a aplicação, rosqueie a tampa do frasco.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima doses, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram relatadas durante estudos clínicos com cloridrato de nafazolina + maleato de feniramina e são classificadas de acordo com a frequência: comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes) - desconforto nos olhos; incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes) - ceratite (inflamação na córnea), dor nos olhos, edema (inchaço) nos olhos, hiperemia (vermelhidão) nos olhos. Reações adversas adicionais incluem: midríase (dilatação da pupila), irritação nos olhos, visão turva. O uso excessivo em bebês e crianças pequenas pode causar depressão do sistema nervoso central e redução significativa da temperatura corporal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de superdose ou ingestão acidental a nafazolina pode causar o seguinte, especialmente em crianças: depressão do Sistema Nervoso Central com redução significativa da temperatura corpórea e sintomas de bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), sudorese (suor) excessivo, sonolência e coma; hipertensão seguida de hipotensão (aumento da pressão arterial seguido de queda de pressão arterial). O tratamento de uma superdose oral é sintomático e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.