• Home
  • Bulas
  • Clenil Nasal Aquoso com 30ml Suspensao Nasal 50mcg

Clenil Nasal Aquoso com 30ml Suspensao Nasal 50mcg

  • Fabricante: Chiesi Farmacêutica Ltda - 61363032000146
  • Categoria: Asma
  • Princípio ativo: Dipropionato De Beclometasona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Clenil ® A é indicado na prevenção e tratamento da asma brônquica; espasmo brônquico; rinite alérgica perene ou por mudança de estação; rinite vasomotora; rinofaringites; sinusites; doenças inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais ou da faringe e na prevenção da recorrência de pólipos nasais após remoção cirúrgica.

  • Como este medicamento funciona?

    CLENIL ® A contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar. Os efeitos terapêuticos desse medicamento não são percebidos na hora do uso, portanto não deve ser usado como medicamento de alívio durante crises de falta de ar. O efeito de Clenil ® A aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Clenil ® A é contraindicado para pacientes sensíveis ao princípio ativo ou demais componentes da fórmula. É também contraindicado caso você tenha hipersensibilidade individual aos derivados de cortisona. Deve-se evitar o uso do produto em pacientes com infecções virais, herpes simples ou tuberculose pulmonar (ativa ou inativa).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Clenil ® A não é recomendado para aliviar os sintomas graves da asma (como a falta de ar e o aperto no peito), sendo necessária uma terapia de longo prazo para que os efeitos apareçam. Tenha sempre com você a medicação de resgate indicada pelo seu médico. Use o medicamento de acordo com as doses prescritas pelo seu médico. O tratamento com Clenil ® A não deverá ser interrompido subitamente, sendo que, se necessário, seu médico irá interrompê-lo aos poucos. Seu médico poderá requisitar tratamento adicional, com corticoides sistêmicos, caso seu quadro não melhore com a utilização de Clenil ® A. O uso prolongado de medicamentos tópicos pode causar fenômenos de sensibilização e, excepcionalmente, efeitos colaterais típicos desta classe terapêutica, como redução na velocidade de crescimento. Neste caso, a administração deve ser interrompida e instituído um tratamento adequado que será orientado pelo seu médico. A descontinuação do tratamento com corticosteroide deve ser sempre feita de modo gradual, e com acompanhamento de seu médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Manter na embalagem de alumínio original até o final do uso, para proteger da luz. Guardar os flaconetes na posição vertical, conforme indicado no cartucho e na embalagem de alumínio. Após abertura do envelope, os flaconetes devem ser utilizados no máximo em 3 meses. Após aberto o flaconete, este deve ser armazenado em geladeira (de 2°C a 8°C) e utilizado dentro de 24 horas. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para permitir o uso do medicamento Clenil ® A, é necessário a utilização de aparelho nebulizador. Colocar o volume indicado no recipiente do aparelho. Clenil ® A não deve ser injetado ou administrado por via oral. Adultos devem usar um flaconete de Clenil ® A (2 mL), a cada 24 horas (1 vez ao dia) ou a cada 12 horas (2 vezes ao dia). Cada dose contém 800 mcg de dipropionato de beclometasona. Crianças devem usar meio flaconete de Clenil ® A (1 mL), a cada 24 horas (1 vez ao dia) ou a cada 12 horas (2 vezes ao dia), com cada meia-dose contendo 400 mcg de dipropionato de beclometasona.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso prolongado de Clenil pode causar fenômenos de sensibilização e, excepcionalmente, efeitos colaterais típicos desta classe terapêutica, como redução na velocidade de crescimento. O uso pode também permitir a instalação de infecções por fungos na boca (sapinhos) e garganta, além de causar ressecamento da boca e garganta. Há registros de fechamento da passagem de ar para os pulmões, resultando em sensação de aperto no peito e chiadeira. Em alguns casos, pode ocorrer distúrbio visual, e caso haja alterações na visão, é importante informar o médico. É importante lembrar que o uso de corticosteroides deve ser sempre feito sob orientação médica e a interrupção do tratamento não deve ser abrupta.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.