Clindoxyl 45G GEL 1050mg

  • Fabricante: Glaxosmithkline Brasil Ltda - 33247743000110
  • Categoria: Termolábeis
  • Princípio ativo: Peroxido De Benzoila,Clindamicina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Clindoxyl ® é indicado no tratamento tópico da acne vulgar (espinha) leve a moderada.

  • Como este medicamento funciona?

    Clindoxyl contém o antibiótico clindamicina e peróxido de benzoíla. Esses princípios ativos agem: combatendo bactérias que podem causar acne, tratando cravos, espinhas e pústulas existentes e reduzindo o número de pontos de acne vermelhos ou inflamados. Clindoxyl inibe o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes e possui atividade bactericida, comprovada na redução do Propionibacterium acnes. Podem ser necessárias 2-5 semanas de tratamento antes que um efeito terapêutico seja observado.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar Clindoxyl se:
    - Tiver hipersensibilidade à clindamicina, lincomicina, peróxido de benzoíla ou a qualquer outro componente da fórmula.
    - Sofrer de inflamação do intestino delgado (enterite regional) ou de inflamação do intestino grosso (colite), que pode ser causada pela presença de úlceras (colite ulcerativa) ou estar associada ao uso de antibióticos no passado.
    - Apresentar um histórico de doença intestinal inflamatória, por exemplo, doença de Crohn, colite associada a antibióticos (diarreia grave, prolongada ou sanguinolenta após o uso de antibióticos).
    Caso ache que algum destes se aplica a você, não utilize Clindoxyl até que você tenha checado com seu médico ou farmacêutico.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Clindoxyl ® não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos, pois a segurança e eficácia são desconhecidas neste grupo de pacientes. Antes de utilizar Clindoxyl ®, seu médico deve saber se você:

    • Está utilizando algum outro produto para acne.
    • Tem qualquer outra condição médica.

    Clindoxyl ® é indicado somente para uso externo. Evite o contato de Clindoxyl ® com os olhos, lábios, boca e a parte interna do nariz. Evite o uso de Clindoxyl ® quando a pele estiver irritada, arranhada, com queimadura solar ou rachada. Em caso de contato acidental com pele irritada ou com os olhos, boca, lábios ou parte interna do nariz, lave bem o local com bastante água. Clindoxyl ® não pode ser ingerido. No caso de ingestão acidental, procure um médico. Você pode apresentar sintomas similares à utilização de um antibiótico via oral (problemas estomacais).

    A maioria dos pacientes vai apresentar alguma vermelhidão e descamação da pele durante as primeiras semanas de tratamento. Se a sua pele ficar irritada, você pode usar um hidratante, utilizar Clindoxyl ® com menor frequência, ou parar de usá-lo por um curto período permitindo que sua pele se recupere, e então reiniciar o tratamento. Interrompa o tratamento e consulte o seu médico se a irritação

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Clindoxyl deve ser armazenado em geladeira, em temperatura entre +2°C e +8°C. Não deve ser congelado. Você deve manter o produto bem fechado. Descarte o produto 30 dias após a abertura da bisnaga. Após aberto, válido por 30 dias. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar Clindoxyl ®, você deve sempre aplicar exatamente como seu médico recomendou. É indicado para o tratamento tópico da acne vulgar leve a moderada. A aplicação deve ser feita sobre a pele afetada, evitando a área dos olhos, lábios, boca e a parte interna do nariz. Evite usar quando a pele estiver irritada ou danificada. O uso é externo e não deve ser ingerido. Consulte seu médico se houver efeitos adversos.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esquecer de usar Clindoxyl, aplique-o assim que se lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima aplicação, pule a dose esquecida e retorne ao seu esquema regular de aplicações. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Clindoxyl pode causar vermelhidão e descamação da pele durante as primeiras semanas de tratamento. Caso a sua pele fique irritada, você pode apresentar irritação (vermelhidão, secura, coceira, ardência ou queimação intensa). É importante interromper o tratamento e consultar um médico se a irritação da pele for grave ou não melhorar. Outros males associados podem incluir diarreia intensa e dores de estômago, mesmo que sejam raros com a aplicação tópica. Também é alertado que o uso de Clindoxyl pode tornar a pele mais sensível ao sol e pode descolorir cabelos ou tecidos coloridos.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Clindoxyl não pode ser ingerido. No caso de ingestão acidental, procure um médico. Você pode apresentar sintomas similares à utilização de um antibiótico via oral, como problemas estomacais. Além disso, caso ocorra irritação da pele grave (como vermelhidão, secura, coceira, ardência ou queimação intensa), interrompa o uso e consulte o médico. É recomendado não usar Clindoxyl por mais de 12 semanas seguidas sem orientação médica.