O CLO® é usado para tratar a depressão e distúrbios do humor. Outras condições psicológicas que podem ser tratadas com CLO® são as obsessões, estados de pânico e fobias (medo irracional), condições de dor crônica e fraqueza muscular (cataplexia) associados com ataques repetidos de sonolência excessiva (narcolepsia) em adultos, e ejaculação precoce. Em crianças acima de 5 anos, CLO® é utilizado para tratar obsessões e incontinência urinária noturna.
Como este medicamento funciona?
O princípio ativo deste medicamento, o cloridrato de clomipramina, o qual pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antidepressivos tricíclicos. Acredita-se que o CLO aumenta a quantidade da ocorrência natural de mensageiros químicos (noradrenalina e serotonina) no cérebro ou faz seus efeitos durarem mais tempo.
Quando não devo usar este medicamento?
Informe ao seu médico se você: for alérgico (tiver hipersensibilidade) a clomipramina, a qualquer outro antidepressivo tricíclico ou a qualquer outro componente deste medicamento; estiver tomando qualquer medicamento para o tratamento da depressão, tais como inibidores da monoamina oxidase (MAO), inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) ou inibidores da recaptação noradrenérgica e de serotonina (ISRSNas); teve um ataque cardíaco recentemente ou se você tem alguma doença cardíaca grave. Se a resposta para qualquer uma das afirmativas for positiva, provavelmente CLO não é adequado para você.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante você informar ao seu médico se você tem outros problemas de saúde ou se você está tomando outros medicamentos. Tome cuidado especial com CLO ® : você também deve informar ao seu médico se você sofre de algumas das seguintes situações: se você pensa em suicídio; se você tem crises convulsivas; se você tem batimentos cardíacos irregulares ou outros problemas do coração; se você tem esquizofrenia ou outro distúrbio mental; se você tem glaucoma (aumento da pressão intraocular); se você tem doença do fígado ou do rim; se você tem distúrbio sanguíneo; se você tem dificuldades em urinar (ex.: devido a doença da próstata); se você tem glândula da tireoide hiperativa; se você tem constipação persistente; se você desmaia facilmente. Seu médico irá levar em conta essas condições, antes e durante o tratamento com CLO ®. Se alguma se aplicar a você, informe ao seu médico antes de tomar CLO ®.
Informação para familiares e cuidadores: você deve monitorar se o paciente em depressão demonstra sinais de mudanças de comportamento tais como ansiedade incomum, intranquilidade, problemas de sono, irritabilidade, agressividade, excitação exagerada ou ainda, piora da depressão ou pensamento sobre suicídio. Caso você perceba algum desses sintomas, relate-os ao médico, especialmente se forem graves ou com início repentino.
Esse medicamento não deve ser utilizado por
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento CLO deve ser usado por via oral e é indicado para o tratamento da depressão, distúrbios do humor, obsessões, estados de pânico, fobias, condições de dor crônica e fraqueza muscular associada com ataques de sonolência excessiva em adultos, além de ejaculação precoce. Em crianças acima de 5 anos, é utilizado para tratar obsessões e incontinência urinária noturna. A dosagem específica e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento CLO pode causar boca seca, que pode aumentar o risco de queda dos dentes. Durante o tratamento, é importante fazer avaliações odontológicas regularmente. Este medicamento também pode causar maior sensibilidade da pele ao sol. Além disso, pode provocar sonolência ou diminuir o estado de alerta, causando visão borrada em algumas pessoas. A ingestão de álcool pode aumentar a sonolência.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?