Clob - X ® pomada é um corticosteroide muito potente indicado para adultos, idosos e crianças a partir de 1 ano de idade para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas de dermatites responsivas a esteroides. Estas incluem: o tratamento de doenças inflamatórias da pele, como psoríase (exceto quando as lesões estão muito espalhadas pelo corpo), eczemas recalcitrantes (difíceis de tratar), líquen plano, lúpus eritematoso discoide e outras doenças da pele que não melhoram satisfatoriamente com o uso de medicamentos esteroides menos potentes.
Como este medicamento funciona?
Clob - X ® pomada reduz os efeitos da inflamação em algumas doenças de pele, como eczemas difíceis de tratar e psoríase. Clob - X ® pomada pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos (ou seja, usados diretamente sobre a pele). Os esteroides tópicos reduzem a vermelhidão e a coceira provocadas por determinados problemas da pele. O tempo estimado para o início de ação de Clob - X ® pomada é de uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Resposta:
Se você responder SIM a uma ou mais das perguntas abaixo, fale com seu médico antes de usar Clob - X pomada:
- Você já teve uma reação alérgica a algum dos componentes de Clob - X pomada? (ver item “Composição”)
- Você apresenta inflamação e/ou coceira na região anal ou genital?
- Você tem lesões semelhantes à acne ou vermelhidão na área próxima do nariz, das bochechas, da testa ou do queixo?
- Você apresenta lesões com vermelhidão próximas da boca?
- Você tem lesões de pele não tratadas?
- Você apresenta coceira na pele sem ter inflamação no local?
- Quem usará este medicamento é uma criança com menos de 1 ano de idade com doenças inflamatórias (inclusive dermatite e erupções causadas pelo uso de fralda)?
Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de aplicar o medicamento, leia atentamente as observações abaixo: Conte ao seu médico se você é alérgico (hipersensível) ao CLOB-X pomada ou a qualquer ingrediente de sua formulação; Somente use o medicamento durante o período recomendado pelo seu médico. Se você não melhorar em 2 - 4 semanas de tratamento, fale com seu médico; Ao aplicar o medicamento no rosto ou nas pálpebras, deve-se tomar cuidado para não atingir os olhos; Deve-se tomar cuidado ao aplicar CLOB-X pomada no rosto por um longo período de tempo, pois poderá causar afinamento da pele; Evite o uso do produto por longos períodos, principalmente em bebês ou crianças. Caso você o aplique em crianças, recomenda-se que o médico avalie semanalmente o tratamento; Se você possui eczema ao redor da úlcera da perna, o uso de um corticosteroide tópico pode aumentar o risco de uma reação alérgica ou infecção ao redor da úlcera; Utilize o produto com cuidado para tratar a psoríase; Para evitar infecções, você deve limpar a pele antes de usar o produto; Se a lesão da pele tornar-se infectada, contate seu médico que indicará o tratamento adequado. Somente cubra a área tratada se for indicado pelo seu médico. Caso você esteja aplicando CLOB-X pomada e seu médico orientar a cobertura da lesão ou até mesmo com uso de fraldas, no caso de crianças, certifique-se que a pele está limpa antes
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se aplicar a CLOB-X® pomada sobre a área afetada da pele, conforme orientação médica. Utilize somente durante o período recomendado pelo seu médico. Se não houver melhora em 2 a 4 semanas de tratamento, consulte seu médico novamente. Ao aplicar no rosto ou nas pálpebras, deve-se tomar cuidado para não atingir os olhos, e a aplicação nesta área deve ser limitada a apenas alguns dias devido ao risco de afinamento da pele.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão reversível do eixo hipotálamo - hipófise - adrenal, levando à insuficiência glicocorticoide. Isso pode ocorrer em alguns indivíduos, especialmente em fatores de risco como: potência e formulação do esteroide, duração da exposição, aplicação em áreas de grande extensão, uso em áreas oclusivas da pele, e uso em pele fina ou machucada. Alterações visuais, como embaçamento da visão, também podem ocorrer. Além disso, o uso de corticosteroides tópicos em crianças pode resultar em insuficiência da glândula adrenal e alterações atróficas, como afinamento da pele. É importante estar alerta para infecções que podem ser estimuladas pelo uso de curativos oclusivos e tomar cuidado com aplicações no rosto e nas pálpebras devido ao risco de glaucoma e catarata.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguma das verificações acima forem observadas, interrompa o uso do medicamento gradualmente, reduzindo a frequência de aplicação, ou substituindo por um corticosteroide menos potente, sempre conforme a orientação do seu médico. A interrupção repentina do tratamento pode resultar em uma insuficiência glicocorticoide no seu organismo.