O CLOPIXOL ® é indicado para: esquizofrenia aguda e crônica e outras psicoses relacionadas, especialmente com sintomas como alucinações, delírios, distúrbios do pensamento, assim como agitação, inquietação, hostilidade e agressividade. Fase maníaca da psicose maníaco depressiva. Retardo mental associado com hiperatividade motora, agitação, violência e outros distúrbios do comportamento. Demência senil com ideias paranoides, confusão e/ou desorientação ou distúrbios do comportamento. Seu médico, entretanto, pode prescrever o CLOPIXOL ® para outra finalidade.
Como este medicamento funciona?
O CLOPIXOL ® pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antipsicóticos (também chamados de neurolépticos). Estes medicamentos atuam em áreas específicas do cérebro e ajudam a corrigir determinados desequilíbrios químicos que estão causando os sintomas da sua doença. O início de ação do CLOPIXOL ® ocorre em torno de 4 horas (2 – 12h) e seu efeito permanece por 24h, aproximadamente.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use o CLOPIXOL se você:
• tem alergia (hipersensibilidade) ao zuclopentixol ou a qualquer outro componente do produto.
• estiver com a consciência rebaixada (torporoso).
Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo).
É necessária precaução se houver histórico de ritmo cardíaco anormal, porque pode ser perigoso, incluindo um risco raro que pode causar risco de morte.
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento com o CLOPIXOL. Também informe ao seu médico se você: tem ou teve algum problema de fígado; tem ou teve histórico de convulsões; tem ou tevediabetes (pois pode ser necessário um ajuste na dose da sua medicação antidiabética); tem ou teve uma síndrome cerebral orgânica; tem fatores de risco para acidente vascular cerebral; sufre ou tem predisposição genética para hipocalemia ou hipomagnesia; tem histórico de doenças cardiovasculares; usa ou usou outro(s) medicamento(s) antipsicótico(s); ou alguém na sua família tem história de coágulos no sangue. Avise seu médico se você tiver bradicardia, insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se você souber que tem baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue. Também é importante evitar a ingestão concomitante com álcool, pois o CLOPIXOL pode aumentar o efeito sedativo do álcool. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guardar o CLOPIXOL em temperatura ambiente (entre 15ºC - 30 ºC). Manter os comprimidos na embalagem, protegendo-a da luz e do calor. O prazo de validade do CLOPIXOL 10 mg e 25 mg comprimidos revestidos é de 18 meses e encontra-se gravado na embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilizar o produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O CLOPIXOL pode causar efeitos colaterais como tontura, desmaios, perda da consciência, e aumentar o risco de quedas ou acidentes. Além disso, pode alterar testes da função do fígado. O uso deste medicamento pode fazer com que o paciente se sinta sonolento e tonto, especialmente ao iniciar o tratamento, prejudicando a habilidade e a capacidade de reação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?