Este medicamento é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é um antagonista dos receptores NMDA; ele atua nestes receptores, melhorando a transmissão dos sinais nervosos e a memória. A perda de memória associada à doença de Alzheimer deve-se a alterações na transmissão de sinais no cérebro.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar este medicamento se você for alérgico ao cloridrato de memantina ou a qualquer outro componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado se você for alérgico ao cloridrato de memantina ou a qualquer outro componente da formulação. É importante informar ao seu médico se você teve ou tem algum problema de saúde, especialmente se você: tem epilepsia; teve infarto do miocárdio recente; sufre de comprometimento cardíaco congestivo; sufre de hipertensão não controlada. Nesses casos, o tratamento deve ser supervisionado cuidadosamente, e os benefícios clínicos deste medicamento devem ser avaliados regularmente. Se você tem comprometimento do funcionamento dos rins, o seu médico deverá monitorar cuidadosamente a sua função renal e, se necessário, ajustar as doses. Além disso, deve ser evitada a utilização de medicamentos como amantadina, quetamina, dextrometorfano e outros antagonistas do NMDA em paralelo ao tratamento. O uso deste medicamento pode alterar sua habilidade de dirigir e operar máquinas, o que deve ser discutido com seu médico. Durante o tratamento, o paciente deve ter especial atenção ao dirigir carros ou operar máquinas. Em relação à gravidez e à lactação, a utilização deste medicamento em mulheres grávidas não é recomendada, e mulheres que o utilizam não devem amamentar.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser administrado por via oral, preferencialmente com água. Para obter o maior benefício do seu medicamento, deve tomá-lo todos os dias, à mesma hora do dia, com ou sem alimentos. O comprimido de cloridrato de memantina 10 mg pode ser partido, mas não deve ser mastigado. A dose recomendada é de 20 mg por dia, iniciando com 5 mg/dia na primeira semana e aumentando conforme as orientações de seu médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esqueceu de tomar uma dose deste medicamento, espere e tome a dose seguinte na hora habitual. Não tome a dose em dobro para compensar a dose que você esqueceu de tomar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar efeitos adversos indesejáveis. É importante avisar ao seu médico se você tem epilepsia, comprometimento do funcionamento dos rins, ou se já teve infarto do miocárdio, pois nestas situações, o tratamento deve ser supervisionado com cuidado. O tratamento pode alterar a sua habilidade de reação, comprometendo a capacidade de conduzir veículos ou operar máquinas. Além disso, mulheres grávidas não devem utilizar este medicamento sem orientação médica e mães que amamentam não devem tomá-lo. A bula também alerta para a possibilidade de reações alérgicas ao dióxido de titânio presente na formulação. Outras interações medicamentosas podem ocorrer, portanto, todos os medicamentos em uso devem ser comunicados ao médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?