O clotrimazol creme é indicado para o tratamento de infecções fúngicas da pele (micoses) causadas por dermatófitos, leveduras, bolores, etc. (por ex.: Tíneas pedis, manuum, corporis, inguinalis, Pityriasis versicolor). Adicionalmente, o clotrimazol creme é indicado para o tratamento de infecções dos órgãos genitais externos da mulher e áreas próximas, causadas por leveduras (vulvite por fungo do gênero Candida); e, no homem, inflamações da glande e prepúcio do pênis causadas por leveduras (balanite por fungo do gênero Candida).
Como este medicamento funciona?
O clotrimazol creme é um medicamento para o tratamento de micoses da pele. O clotrimazol, substância ativa do creme, penetra nas camadas afetadas e ataca os fungos no local. Como resultado, os fungos morrem ou seu crescimento é inibido.
Quando não devo usar este medicamento?
O clotrimazol creme é contraindicado nos casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Clotrimazol creme pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, como preservativos e diafragmas, e também a eficácia de espermicidas vaginais. Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento. Deve-se limpar delicadamente a área genital antes da aplicação durante a menstruação. O álcool cetoestearílico pode causar reações na pele. Evitar o contato com os olhos e não ingerir. O creme não afeta a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Durante a gravidez, não deve ser usado nos primeiros três meses, exceto sob orientação médica. O clotrimazol pode ser usado durante a lactação, lavando os seios antes de amamentar. Não foram realizados estudos em humanos sobre os efeitos do clotrimazol na fertilidade.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se utilizar o clotrimazol creme conforme as orientações abaixo, a menos que seu médico tenha prescrito de forma diferente. Antes de aplicar, deve-se sempre lavar e secar bem as áreas afetadas da pele para remover a pele solta ou resíduos do tratamento anterior. As toalhas, roupas íntimas e meias que ficam em contato com as áreas afetadas devem ser trocadas diariamente. Para assegurar a cura completa, o tratamento deve ser continuado por 2 semanas após o desaparecimento dos sintomas subjetivos. A duração do tratamento depende da extensão e do local da doença. O tratamento não deve ser interrompido assim que os sintomas diminuírem. Para micoses, aplique uma camada fina de clotrimazol creme nas áreas afetadas da pele, duas a três vezes por dia. Para tinha versicolor, aplique uma camada fina nas áreas afetadas da pele duas a três vezes por dia. Para infecções dos órgãos genitais externos, aplique o creme nas áreas afetadas duas a três vezes por dia. Durante a menstruação, a área genital deve ser limpa delicadamente antes da aplicação.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o clotrimazol creme, aplique-o assim que lembrar, a menos que esteja próximo do horário da próxima dose. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Para assegurar a cura completa, o tratamento deve ser continuado por 2 semanas após o desaparecimento dos sintomas subjetivos. Caso os sintomas persistam por mais de 4 semanas, consulte o seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O clotrimazol creme pode causar reação no local da aplicação, como dermatite de contato (irritação da pele por contato), especialmente devido ao álcool cetoestearílico. É contraindicado em casos de alergia ao clotrimazol, ao álcool cetoestearílico e/ou a qualquer outro componente da formulação. Além disso, o uso na área genital pode reduzir a eficácia de preservativos ou camisinhas e diafragmas e também de espermicidas vaginais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foram encontradas informações específicas sobre o que fazer em caso de uso excessivo do medicamentoCLOTRIMAZOL EMS CREME. Recomenda-se consultar um médico ou profissional de saúde em situações de superdosagem.