COD PAR com 36 Comprimidos 50030mg

  • Fabricante: Supera Farma Laboratórios S.A - 43312503000105
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Paracetamol,Codeina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Cod Par ® é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.

  • Como este medicamento funciona?

    Cod Par ® é uma combinação de dois analgésicos, codeína e paracetamol, que proporciona alívio de dores de intensidade moderada a intensa.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não utilize Cod Par ® se você apresenta alergia conhecida ao paracetamol, codeína ou a qualquer um dos outros componentes do medicamento. A codeína é contraindicada para dor em crianças abaixo de 12 anos e para o tratamento da dor pós-operatória em crianças abaixo de 18 anos que foram submetidas à tonsilectomia e/ou adenoidectomia. Também é contraindicado em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6, que podem apresentar sinais de overdose/toxicidade, e para uso por mães amamentando. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    - codeína não é recomendada para dor em adolescentes de 12 a 18 anos de idade.
    - Risco de morte em metabolizadores ultrarrápidos de codeína: estes indivíduos convertem codeína em seu metabólito ativo, morfina, completamente e mais rápido que outras pessoas, resultando em níveis sanguíneos de morfina maiores do que os esperados. Mesmo na posologia indicada, podem apresentar depressão respiratória fatal ou de ameaça à vida.
    - A codeína destina-se apenas para utilização a curto prazo. Não tome continuamente sem supervisão médica.
    - A codeína é um agente opioide e apresenta risco de uso indevido e abuso, tolerância e dependência psicológica e/ou física com uso prolongado.
    - Deve ser usada com cautela em pacientes com distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e pressão intracraniana elevada.
    - Use com cautela em pacientes com função respiratória comprometida, como asma brônquica e doença pulmonar grave.
    - Pacientes com comprometimento renal e hepático devem consultar um médico antes de usar.
    - Descontinue o uso no primeiro sinal de toxicidade.
    - Não use com álcool.
    - A codeína pertence a uma classe de medicamentos chamados opioides, associados a condições como insuficiência adrenal e síndrome serotoninérgica.
    - Atente para sinais de reações cutâneas graves e não use com outros produtos contendo <

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Cod par ® deve ser usado por via oral e é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições semelhantes. A codeína não é recomendada para adolescentes de 12 a 18 anos, e não deve ser utilizada continuamente sem supervisão médica. É importante descontinuar o uso nos primeiros sinais de toxicidade, como confusão ou respiração superficial. Além disso, não deve ser usado com álcool ou por mães amamentando.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Cod par pode causar diversos males, incluindo: alergia conhecida ao paracetamol, codeína ou a qualquer um dos outros componentes do medicamento. A codeína é contraindicada para dor em crianças abaixo de 12 anos e pode causar depressão respiratória fatal em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6. Os sintomas de overdose/toxicidade podem incluir sonolência extrema, confusão ou respiração superficial. O medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com função respiratória comprometida, distúrbios convulsivos, ou em caso de pressão intracraniana elevada. O uso a longo prazo pode levar a dependência psicológica e/ou física. Superdose de paracetamol pode causar dano hepático. Reações cutâneas sérias, como Síndrome de Stevens-Johnson, também foram relatadas. O uso concomitante com álcool ou outros sedativos pode resultar em depressão respiratória e coma.'

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de Cod Par, pode ocorrer dano hepático devido à superdose de paracetamol. Em caso de superdose, procure auxílio médico imediatamente. Um cuidado médico rápido é fundamental para adultos, assim como para crianças, mesmo se você não perceber nenhum sinal ou sintoma.