Coledue R é indicado como terapia adjuvante à dieta, em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não - familiar) ou com dislipidemia mista. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, Coledue R é indicado para redução do LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, e diminuição de ApoB e não HDL - C.
Como este medicamento funciona?
Coledue R tem como princípios ativosrosuvastatina cálcica e ezetimiba. A rosuvastatina é um inibidor de HMG - CoA redutase que atua principalmente no fígado, aumentando a captação e a destruição do LDL e inibindo a síntese de VLDL, reduzindo assim o número total de partículas de VLDL e LDL, que são as formas "ruins" de colesterol. A ezetimiba inibe seletivamente a absorção intestinal do colesterol, fixando-se na mucosa do intestino delgado e diminuindo o aporte de colesterol intestinal para o fígado.
Quando não devo usar este medicamento?
Coledue R é contraindicado:
• em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.
• em pacientes com doença hepática (no fígado).
• durante a gravidez e amamentação e em mulheres com potencial para engravidar que não usam medidas anticoncepcionais apropriadas.
• em pacientes com doença renal grave (depuração da creatinina <30 mL/min).
• em pacientes com doença muscular (ex.: miopatia).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Coledue R é contraindicado em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula, doença hepática, durante gravidez e amamentação, em pacientes com doença renal grave e doença muscular (ex.: miopatia). É importante informar seu médico se sentir qualquer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicada durante o tratamento. O uso deve ser cauteloso em pacientes com diabetes mellitus, doença renal, hipotireoidismo, e em pacientes idosos (≥65 anos). Este medicamento não é recomendado para menores de 18 anos. Além disso, o uso conjunto com ciclosporina e medicamentos contendo ácido fusídico deve ser monitorado com atenção. É fundamental que pacientes com insuficiência hepática ou renal informem seu médico, e os riscos associados ao uso deste medicamento em pacientes asiáticos devem ser considerados. Informe imediatamente ao seu médico sobre qualquer sintoma sério como dificuldade para respirar, tosse seca, fadiga e perda de peso. Este medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, afetando a habilidade para dirigir ou operar máquinas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Coledue R pode causar os seguintes males: doenças musculares, com muitos casos sendo raramente notificados em pacientes tratados com rosuvastatina e ezetimiba; doença pulmonar intersticial, que pode se manifestar como falta de ar, tosse seca, fadiga, perda de peso e febre; e tontura, desmaios ou perda da consciência, o que pode expor o paciente a quedas ou acidentes. Este medicamento é contraindicado em pacientes com doença hepática, doença renal grave, doença muscular, e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Também não é recomendado para mulheres que estão grávidas ou amamentando.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?