Coleduer 10mg 20mg CAP Dura Ct X 30

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Ezetimiba,Rosuvastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Coledue R é indicado como terapia adjuvante à dieta, em pacientes considerados como de alto ou muito alto risco cardiovascular quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada em pacientes adultos com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica ou não-familiar), isto é aumento do colesterol no sangue, ou com dislipidemia mista, isto é aumento do colesterol e triglicérides no sangue. Em pacientes adultos com hipercolesterolemia, Coledue R é indicado para redução do LDL - colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, diminuição de ApoB, não HDL - C, das razões LDL - C/HDL - C, não HDL - C/HDL - C, ApoB/Apo A - I, C - total/HDL - C e aumento de HDL - C.

  • Como este medicamento funciona?

    Coledue R tem como princípios ativos rosuvastatina cálcica e ezetimiba. A rosuvastatina é um inibidor de HMG-CoA redutase, cuja principal ação é no fígado, aumentando a captação e destruição do LDL e inibindo a síntese de VLDL, reduzindo, assim, as partículas de VLDL e LDL, as formas "ruins" de colesterol. A ezetimiba inibe seletivamente a absorção intestinal do colesterol, fixando-se na mucosa do intestino delgado e diminuindo o aporte de colesterol intestinal ao fígado.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Coledue R é contraindicado: em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento. em pacientes com doença hepática (no fígado). d durante a gravidez e amamentação e em mulheres com potencial para engravidar que não usam medidas anticoncepcionais apropriadas. em pacientes com doença renal grave (depuração da creatinina < 30 mL/min). em pacientes com doença muscular (ex.: miopatia).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Doenças musculares foram notificadas em pacientes tratados com rosuvastatina. No entanto, casos graves foram notificados muito raramente com ezetimiba em monoterapia ou com a adição de ezetimiba associada a outros fármacos, com um aumento do risco de doença muscular. Informe seu médico imediatamente se na vigência do tratamento sentir qualquer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicada. Se você já teve problemas musculares com outros medicamentos para tratar aumento do colesterol, você não deve fazer uso de Coledue R. Nos pacientes com colesterol aumentado por outras doenças (ex.: problemas na tireoide ou rins): estas doenças devem ser tratadas antes do início com este medicamento. Este medicamento não é recomendado para portadores de doença hepática moderada ou grave. Converse com seu médico se você é portador de Diabetes mellitus (pode haver necessidade de aumento de dose dos medicamentos para o controle do diabetes), fatores predisponentes para doença muscular, doença renal, hipotireoidismo, antecedentes pessoais ou familiares de alterações musculares hereditárias, antecedentes de toxicidade muscular com outro medicamento para colesterol, abuso de álcool e idade superior a 70 anos. Nestes casos, seu médico deverá acompanhá-lo com maior frequência. Pacientes em uso de medicamentos inibidores de protease (ex.: ritonavir) devem ser monitorados com cautela. Se você faz uso de ciclosporina, medicamento que reduz as defesas e é usado após transplantes, comunique ao seu médico. A concentração de ciclosporina no sangue deve ser monitorada com mais cuidado quando se faz uso do Coledue R. Esta classe de medicamentos deve ser utilizada com cautela em pacientes que utilizam quantidades excessivas de álcool ou com histórico de doença no fígado

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar o medicamento Coledue R, tome a dose assim que se lembrar. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue o horário habitual. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Coledue R pode causar alguns maus efeitos, incluindo doenças musculares, que foram notificadas em pacientes tratados com rosuvastatina. Casos graves foram notificados raramente com ezetimiba em monoterapia ou em associação. Informe seu médico imediatamente se sentir qualquer dor, sensibilidade ou fraqueza muscular inexplicada. Além disso, foram relatados casos de doença pulmonar intersticial, especialmente com terapia a longo prazo, podendo apresentar dispneia, tosse seca, fadiga, perda de peso e febre. Outro risco é o aumento de pancreatite pelo uso de estatinas e ezetimiba.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Coledue R, é necessário procurar assistência médica imediata. Embora os efeitos de uma overdose não sejam especificamente descritos na bula, este medicamento contém ezetimiba e rosuvastatina, que podem estar associados a riscos graves, como a miopatia. Informe ao médico sobre a quantidade ingerida e qualquer sintoma apresentado.