• Home
  • Bulas
  • Colpistatin Creme 40G com 10 Aplicadores

Colpistatin Creme 40G com 10 Aplicadores

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Benzalconio,Benzoilmetronidazol,Nistatina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado ao tratamento de corrimentos e infecções genitais.

  • Como este medicamento funciona?

    Colpistatin apresenta em sua formulação uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções causadas por Gardnerella vaginalis, Candida albicans e Trichomonas vaginalis, que são os principais agentes responsáveis por uma série de corrimentos genitais, como a candidíase, vaginose bacteriana e a tricomoníase.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Colpistatin é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Este medicamento está contraindicado em pacientes que fazem ou fizeram uso de álcool ou preparações que contenham propilenoglicol até 3 dias antes da administração do medicamento. Colpistatin também está contraindicado em pacientes que fazem ou fizeram uso de dissulfiram até duas semanas que antecederam o uso da medicação. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes no primeiro trimestre de gestação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento deverá ser aplicado somente por via vaginal. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista, devendo ser usado com cautela, pois dados de segurança não foram ainda determinados. Bebidas alcoólicas e medicamentos que contenham álcool e propilenoglicol na sua formulação não devem ser utilizados durante e até 3 dias após o uso de Colpistatin, pois o uso concomitante pode causar sintomas como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dores de cabeça e vermelhidão facial. Caso associado ao uso de dissulfiram, pode causar sintomas psicóticos e confusão mental. O uso de anticoagulante oral à base de varfarina pode aumentar seu efeito anticoagulante com o uso de Colpistatin. O uso de lítio juntamente com Colpistatin pode causar sintomas de toxicidade como fraqueza, diarreia, confusão mental e vômitos. Cremes vaginais com nistatina em sua formulação podem danificar preservativos a base de látex, o que pode afetar a prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

  • Como devo usar este medicamento?

    Introduzir um aplicador cheio (4 g) por noite, profundamente na vagina, durante 10 dias consecutivos. Para sua segurança, a bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes. A bisnaga contém quantidade suficiente para 10 aplicações. O aplicador preenchido até a trava do êmbolo consome, por dose, a quantidade máxima de 4 g do produto, considerando-se inclusive o resíduo que permanece no mesmo. O conteúdo de Colpistatin é calculado para dez dias de tratamento contínuos ou a critério médico.

    Instruções de uso: 1. Lave as mãos antes e após o uso de Colpistatin e evite o contato direto das mãos com o local de aplicação. 2. Retire a tampa da bisnaga. 3. Perfure o lacre da bisnaga, introduzindo o bico perfurante da tampa. 4. Rosqueie completamente a cânula do aplicador ao bico da bisnaga. 5. Segure a bisnaga com uma das mãos, e com a outra puxe o êmbolo do aplicador até encostar no final da cânula. 6. Com o êmbolo puxado, aperte lentamente a base da bisnaga com os dedos, de maneira a empurrar o creme e preencher a cânula do aplicador até a trava. 7. Desrosqueie o aplicador e feche a bisnaga. 8. Introduza delicadamente a cânula do aplicador na vagina, o mais profundamente possível, e empurre o êmbolo, até esvaziar o aplicador. 9. A aplicação faz-se com maior facilidade estando a paciente deitada de costas, com as pernas dobradas e os joelhos afastados. 10. A cada aplicação, utilize um novo aplicador e após o uso, inutilize-o.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Em caso de esquecimento, o tratamento deve ser retomado na noite seguinte à aplicação omitida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) incluem corrimento vaginal, ardor genital e coceira vaginal. As reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) incluem dor de cabeça, desconforto abdominal, diarreia, perda do apetite e náuseas. As reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes) incluem prurido e lesões na pele. A reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes) é a vermelhidão na pele. A reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes) é a síndrome de Stevens-Johnson (uma reação dermatológica grave decorrente de reação alérgica medicamentosa). Colpistatin, em contato com os olhos, pode provocar lacrimejamento e irritação ocular.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não há relatos de superdosagem com este medicamento. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.