Coristina D Congest é um medicamento indicado para adultos e crianças acima de 2 anos, cuja formulação é composta por um descongestionante (desentupimento) nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite (doença que afeta as cavidades existentes ao redor do nariz), além de diminuir o excesso de secreção (coriza).
Como este medicamento funciona?
O maleato de bronfeniramina reduz efetivamente a secreção do nariz e garganta e diminui o edema e congestão do aparelho respiratório. O cloridrato de fenilefrina é um descongestionante nasal que causa uma vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), diminuindo a congestão nasal e complementando a ação antialérgica do maleato de bronfeniramina.
Quando não devo usar este medicamento?
Coristina ® D Congest é contraindicada em pacientes que apresentem alergia a quaisquer dos componentes de sua fórmula. É contraindicada em pacientes cardíacos (com problemas no coração), com pressão alta grave, coronariopatias severas (distúrbios circulatórios graves do músculo do coração), arritmias cardíacas (mudança dos batimentos cardíacos), glaucoma (aumento da pressão dentro do olho), hipertireoidismo (aumento do funcionamento da glândula tireoide) e/ou com outros distúrbios circulatórios. Também é contraindicada para pessoas com diabetes e com aumento anormal da próstata. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve evitar tomar bebida alcoólica e/ou tranquilizantes durante o tratamento com Coristina D Congest, pois pode aumentar a sonolência e diminuir consideravelmente os reflexos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Ele inibe a produção de leite humano, sendo necessário que seu médico apresente alternativas para o seu tratamento ou para a alimentação do bebê. Interações relacionadas ao uso da fenilefrina incluem broncodilatadores, que podem causar batimento acelerado do coração; mesilato de fentolamina e propranolol, que podem diminuir o efeito da fenilefrina; e inibidores da MAO, que reduzem o metabolismo da fenilefrina e potencializam seus efeitos vasoconstritores. Relacionado ao uso da bronfeniramina, interações com barbitúricos, drogas hipnóticas, analgésicos opioides, ansiolíticos e/ou antipsicóticos podem aumentar a sonolência e diminuir os reflexos. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante todo o tratamento, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Para adultos, a recomendação é de 1 a 1 ½ copos dosadores (10 a 15 mL), 3 a 4 vezes ao dia. Para crianças acima de 2 anos, a dosagem é de ¼ a ½ copo dosador (2,5 a 5 mL), 4 vezes ao dia. A dosagem máxima diária é limitada a 60 mL. Siga corretamente o modo de usar e, se os sintomas persistirem, procure orientação de um profissional de saúde.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Retomar o tratamento até o alívio dos sintomas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações devido a fenilefrina contida na formulação desse medicamento: Efeitos cardíacos: pressão alta e distúrbio do batimento cardíaco. Efeitos gastrintestinais: náuseas e vômitos. Efeitos neurológicos: dor de cabeça e vertigem. Reações devido à bronfeniramina contida na formulação desse medicamento: Efeitos gastrintestinais: secura da boca, nariz e garganta. Efeitos neurológicos: sonolência, diminuição dos reflexos, insônia, nervosismo e irritabilidade. Efeito oftálmico: visão turva. Efeitos respiratórios: espessamento das secreções brônquicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de superdosagem com Coristina ® D Congest, recomenda-se observação clínica em hospital com monitorização cardíaca e dos sinais vitais. Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 para mais orientações.