Cristalin Colirio 15ml

  • Fabricante: União Química Farmacêutica Nacional S/A - 60665981000118
  • Categoria: Olhos
  • Princípio ativo: Feniramina,Nafazolina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    CRISTALIN é indicado para o alívio da vermelhidão dos olhos causada por poluição, fumaça, , pelos de animais, pólen, grama, caspa, bem como os sintomas leves de coceira.

  • Como este medicamento funciona?

    CRISTALIN possui ação antialérgica e descongestionante dos olhos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    CRISTALIN é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) aos princípios ativos ou a qualquer um dos excipientes, ou com glaucoma de ângulo estreito.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar o CRISTALIN, é importante saber que: pode apresentar crises de hipertensão se você estiver sendo tratado com inibidores da amino oxidases (IMAOs). Deve ser usado com precaução em crianças, idosos ou se houver doenças cardiovasculares devido ao risco de possíveis efeitos sistêmicos. O uso prolongado ou excessivo pode levar a uma vasodilatação ou congestão ocular de rebote. Além disso, lentes de contato devem ser removidas antes da aplicação e deve-se interromper o uso e consultar um médico se os sintomas persistirem ou se a condição piorar ou durar mais de 72 horas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C); proteger da luz. O prazo de validade é de 36 meses após a data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de utilizar, confira o nome no rótulo para evitar enganos. O medicamento já vem pronto para uso, e você não deve encostar a ponta do frasco nos olhos, dedos ou qualquer outra superfície para evitar contaminação. A dose usual é de 1 ou 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), 06 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 04 horas entre as doses. Para aplicar, incline sua cabeça para trás e puxe levemente sua pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a pálpebra e o olho, então inverta o frasco e pressione levemente até que uma única gota seja dispensada no olho, conforme prescrição médica. Repita o processo no outro olho, se assim orientado pelo seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    As seguintes reações adversas foram relatadas durante estudos clínicos com a associação de cloridrato de nafazolina e maleato de feniramina solução oftálmica e são classificadas de acordo com a frequência: comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): desconforto nos olhos; incomum (ocorre entre 0,1% e 1%): ceratite (inflamação na córnea), dor nos olhos, edema (inchaço) nos olhos, hiperemia (vermelhidão) nos olhos. Além disso, reações adversas adicionais incluem midríase (dilatação da pupila), irritação nos olhos, visão turva.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de **superdose** ou **ingestão acidental**, a **nafazolina** pode causar o seguinte, especialmente em crianças: **depressão do sistema nervoso central** com **redução significativa da temperatura corporal** e sintomas de **bradicardia** (diminuição dos batimentos cardíacos), **sudorese** (suor) excessivo, **sonolência** e **coma**; **hipertensão** seguida de **hipotensão** (aumento da pressão arterial seguido de queda de pressão arterial). O tratamento de uma superdose oral é sintomático e de suporte. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para **0800 722 6001**, se você precisar de mais orientações.