CYCLOFEMINA é indicado como anticoncepcional. É um anticoncepcional hormonal injetável que deve ser utilizado 1 vez ao mês para prevenir a gravidez.
Como este medicamento funciona?
CYCLOFEMINA ® é um anticoncepcional hormonal injetável que deve ser utilizado 1 vez ao mês para prevenir a gravidez. Cada ampola contém uma combinação de dois hormônios femininos: o cipionato de estradiol (estrogênio) e o acetato de medroxiprogesterona (progestógeno), conferindo uma efetiva ação contraceptiva e poucos efeitos secundários androgênios. O principal mecanismo de ação é suspender a ovulação, e a ação contraceptiva se inicia a partir do primeiro dia da aplicação.
Quando não devo usar este medicamento?
CYCLOFEMINA ® não deve ser usado se ocorrer uma das condições descritas abaixo: história de ataque cardíaco ou derrame; história de coágulos sanguíneos nas pernas, nos pulmões ou olhos; hipertensão moderada ou severa; dor no peito; história ou suspeita de câncer de mama, útero ou vagina; presença de sangramento vaginal inexplicável; história de icterícia durante uma gravidez ou uso anterior de um contraceptivo hormonal; presença ou antecedente de tumor no fígado; história de pancreatite; ocorrência ou suspeita de gravidez; alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Se algum fato descrito ocorrer, informe ao seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de anticoncepcional hormonal requer cuidadosa supervisão médica na presença das condições descritas abaixo, as quais devem ser comunicadas ao médico antes de iniciar o uso de CYCLOFEMINA:
epilepsia;
diabetes;
enxaqueca;
ocorrência ou história de depressão severa;
mulheres com mais de 35 anos de idade e que fumam mais de 15 cigarros por dia. Os efeitos colaterais cardiovasculares dos anticoncepcionais aumentam com o uso de cigarros.
Se algum fato descrito acima ocorrer ou agravar quando se utiliza anticoncepcional pela primeira vez, consulte o seu médico. As mulheres fumantes que usam anticoncepcionais hormonais têm maior possibilidade de desenvolver coágulos sanguíneos e maior risco de derrame cerebral ou ataque cardíaco. Esses coágulos ocorrem particularmente nas pernas. As usuárias de anticoncepcionais hormonais que por doença ou cirurgia são submetidas a repouso prolongado, apresentam maiores riscos de formarem coágulos sanguíneos. As mulheres que usam anticoncepcionais hormonais por longos períodos podem, muito raramente, desenvolver tumor benigno de fígado. Até o presente momento não existe evidência confirmada que os anticoncepcionais hormonais aumentem o risco de câncer de órgãos do aparelho reprodutor. Algumas mulheres que usam contraceptivos hormonais, relataram depressão ou humor com tendência depressiva. A depressão pode ser grave e às vezes pode levar a pensamentos suicidas. Se você experimentar alterações de humor e sintomas depressivos, entre em contato com seu médico para obter orientação médica assim que possível. O
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
CYCLOFEMINA deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
CYCLOFEMINA é um anticoncepcional injetável de aplicação mensal, apresentado em uma pequena ampola transparente. Antes de proceder à aplicação, agite a ampola para tornar o conteúdo homogêneo. Rompa a ampola, extraia o conteúdo e elimine as bolhas de ar. Aplique 0,5 mL do conteúdo da ampola de CYCLOFEMINA profundamente no músculo, de preferência na região glútea, utilizando agulha 30 x 7. A correta aplicação de CYCLOFEMINA é fundamental para garantir sua eficácia contraceptiva. Evite comprimir o local após a aplicação de CYCLOFEMINA.
Para mulheres que estão usando CYCLOFEMINA pela primeira vez ou quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior, a aplicação deve ocorrer entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, contando o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo. As próximas aplicações deverão ocorrer independentes de menstruação, sempre no mesmo dia de cada mês.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar CYCLOFEMINA, deve realizar a aplicação assim que lembrar e continuar com o esquema de uso regular. Se você não lembrar até a data da próxima aplicação, consulte seu médico para orientações específicas, pois isso pode afetar a eficácia do anticoncepcional.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento CYCLOFEMINA pode causar diversos males, incluindo: aumento de peso, acne, e surgimento de pêlos no rosto. Também estão associados a riscos como coágulos sanguíneos que podem resultar em ataque cardíaco ou derrames, depressão severa, alterações no humor, icterícia, além de tumores benignos no fígado e reações alérgicas na pele. É importante que o uso do medicamento seja acompanhado por um médico, especialmente em mulheres que apresentam condições como epilepsia, diabetes, ou que sejam fumantes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?