Daivobet ® gel é indicado para o tratamento tópico da psoríase do couro cabeludo e para o tratamento tópico da psoríase vulgar leve a moderada no corpo. A psoríase é causada pela produção muito rápida das células da pele, causando vermelhidão, descamação e espessamento da pele.
Como este medicamento funciona?
O DAIVOBET gel contém calcipotriol, um derivado da vitamina D que ajuda a normalizar o ritmo de produção das células da pele, e o dipropionato de betametasona, um corticoide potente que atua na redução da inflamação. Com base nos estudos clínicos, a maioria dos pacientes apresenta resultados evidentes depois de duas semanas, mesmo que a psoríase ainda esteja presente.
Quando não devo usar este medicamento?
Daivobet ® gel não deve ser utilizado se:
• for alérgico (hipersensível) ao calcipotriol, à betametasona ou qualquer um dos outros componentes da fórmula;
• tiver conhecimento de que tem problemas com os níveis de cálcio no sangue;
• tiver outros tipos de psoríase: eritrodérmica, exfoliativa ou pustulosa.
Além disso, não utilize na pele afetada por:
• infecções causadas por vírus, fungos, bactérias ou parasitas;
• tuberculose;
• dermatite perioral;
• pele fina, fragilidade das veias da pele, estrias;
• ictiose;
• acne;
• rosácea;
• úlceras ou feridas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Leia esta bula cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento, ela contém informações importantes para você. Guarde esta bula. Você pode precisar lê-la novamente. Em caso de dúvidas, pergunte para seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Este medicamento foi prescrito somente para você. Não repasse para terceiros. Ele pode prejudicá-los, mesmo que os sinais da doença sejam os mesmos que os seus. Se apresentar qualquer efeito colateral, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Fale com seu médico/enfermeiro/farmacêutico antes e durante o uso de Daivobet ® gel se: está utilizando outros medicamentos que contenham corticoides, pois podem ocorrer reações adversas; está utilizando este medicamento por um longo tempo e planeja parar com o tratamento (pois existe o risco de sua psoríase piorar ou reaparecer quando o tratamento é interrompido abruptamente); tiver diabetes mellitus, já que o seu nível de glicose (açúcar no sangue) pode ser afetado pelo corticoide; sua pele estiver infectada, pois pode ser necessário parar com o tratamento; tiver um tipo de psoríase chamada gutata (se caracteriza por manchas vermelhas ou rosadas em forma de gota); você tiver visão turva ou outros distúrbios visuais. Precauções especiais: Evite usar Daivobet ® gel em mais de 30% do seu corpo ou mais de 15 g por dia. Evite usar sob touca de banho, bandagens ou curativos oclusivos, pois isto aumenta a absorção do corticoide. Evite usar em áreas extensas de pele afetada, membranas mucosas ou em dobras (virilhas, axilas, debaixo das mamas), pois isto aumenta a absorção do corticoide. Evite usar no rosto ou nos genitais (órgãos
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Daivobet ® gel deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Não refrigerar. Manter na embalagem original para proteger da luz. O produto deve ser utilizado dentro do prazo de validade e após aberto, é válido por 3 meses. Além disso, todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Use Daivobet ® gel somente nas áreas com psoríase. Não use em outras áreas do corpo. Agite o frasco antes de usar. Remova a tampa e aplique o gel na ponta de um dedo limpo ou diretamente na área afetada pela psoríase. Massageie suavemente até que a área esteja coberta por uma fina camada de gel. Não enfaixe, cubra ou envolva a área tratada. Lave bem as mãos após a aplicação. Para melhores resultados, evite tomar banho imediatamente após aplicar o gel.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o medicamento DAIVOBET pode causar incluem reações adversas em pacientes que são alérgicos (hipersensíveis) ao calcipotriol, à betametasona ou a qualquer um dos outros componentes da fórmula. Além disso, o uso não é recomendado em caso de infecções causadas por vírus, fungos, bactérias ou parasitas, bem como em tuberculose, dermatite perioral, ictiose, acne, rosácea, úlceras ou feridas. O medicamento também pode causar piora na psoríase se o tratamento for interrompido abruptamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Evite usar Daivobet ® gel em mais de 30% do seu corpo ou mais de 15 g por dia. Se você utilizar uma quantidade maior do que a indicada, converse imediatamente com seu médico ou farmacêutico para orientações adequadas.