Daivobet ® gel é indicado para o tratamento tópico da psoríase do couro cabeludo e para o tratamento tópico da psoríase vulgar leve a moderada no corpo. A psoríase é causada pela produção muito rápida das células da pele, causando vermelhidão, descamação e espessamento da pele.
Como este medicamento funciona?
Daivobet ® gel contém calcipotriol, um derivado da vitamina D que ajuda a normalizar o ritmo de produção das células da pele, e o dipropionato de betametasona, um corticoide potente que atua na redução da inflamação. Com base nos estudos clínicos, a maioria dos pacientes apresenta resultados evidentes depois de duas semanas, mesmo que a psoríase ainda esteja presente.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Daivobet ® gel se: for alérgico (hipersensível) ao calcipotriol, à betametasona ou qualquer um dos outros componentes da fórmula; tiver conhecimento de que tem problemas com os níveis de cálcio no sangue; tiver outros tipos de psoríase como eritrodérmica, exfoliativa ou pustulosa; sua pele estiver afetada por infecções causadas por vírus, fungos, bactérias ou parasitas; tiver tuberculose, dermatite perioral, pele fina, fragilidade das veias da pele, estrias, ictiose, acne, rosácea, úlceras ou feridas.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Leia esta bula cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento, ela contém informações importantes para você. Guarde esta bula. Você pode precisar lê-la novamente. Em caso de dúvidas, pergunte para seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Este medicamento foi prescrito somente para você. Não repasse para terceiros. Ele pode prejudicá-los, mesmo que os sinais da doença sejam os mesmos que os seus. Se apresentar qualquer efeito colateral, converse com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isso inclui qualquer possível efeito colateral não listado nesta bula. Fale com seu médico/enfermeiro/farmacêutico antes e durante o uso de Daivobet ® se: está utilizando outros medicamentos que contenham corticoides, pois podem ocorrer reações adversas; está utilizando este medicamento por um longo tempo e planeja parar com o tratamento; tiver diabetes mellitus; sua pele estiver infectada; tiver um tipo de psoríase chamada gutata; você tiver visão turva ou outros distúrbios visuais. Precauções especiais incluem evitar usar Daivobet ® gel em mais de 30% do seu corpo ou mais de 15 g por dia, e não usar sob touca de banho ou em áreas extensas. Não é recomendado para uso em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos. Não use se estiver grávida ou amamentando sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Daivobet ® gel deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Não refrigerar. Manter na embalagem original para proteger da luz. Após aberto, é válido por 3 meses. Armazene fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Sempre use Daivobet ® gel exatamente da forma prescrita pelo seu médico. Use Daivobet ® gel somente nas áreas com psoríase. Agite o frasco antes de usar. Remova a tampa e aplique o gel na ponta de um dedo limpo ou diretamente na área afetada pela psoríase. Massageie suavemente até que a área afetada esteja coberta por uma fina camada de gel. Não enfaixe, cubra ou envolva a área tratada. Lave bem as mãos imediatamente após o uso para evitar que o gel se espalhe para outras partes do corpo. Para um melhor resultado, recomenda-se não tomar banho imediatamente após a aplicação do gel. Para o couro cabeludo, penteie o cabelo antes de aplicar e aplique 1 a 4 g por dia, conforme necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso se esqueça de usar Daivobet® gel, não se preocupe. Use-o assim que se lembrar e continue o tratamento como antes. Não use o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o DAIVOBET pode causar incluem reações adversas devido ao uso de um corticoide potente. Não deve ser utilizado em pele afetada por infecções causadas por vírus, fungos, bactérias ou parasitas, assim como em casos de tuberculose, dermatite perioral, ictiose, acne, ou rosácea. Além disso, a utilização em grandes áreas do corpo ou em áreas muito sensíveis, como rosto e genitais, deve ser evitada, pois aumenta a absorção do medicamento. Se houver alergia a qualquer um dos componentes ou a ocorrência de problemas com os níveis de cálcio no sangue, o uso é contraindicado. Os pacientes devem observar qualquer efeito colateral e se comunicar com o médico caso ocorra algo inesperado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não utilize Daivobet em mais de 30% do corpo ou mais de 15 g por dia. Se você utilizar uma quantidade maior do que a indicada, converse com seu médico imediatamente, pois pode haver risco de aumento da absorção do corticóide e agravação da psoríase.