DALYNE é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento proporciona também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal (aumento do volume do abdome), inchaço ou ganho de peso; melhora da acne e redução do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.
Como este medicamento funciona?
DALYNE ® é um contraceptivo oral combinado. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios femininos: a drospirenona (progestógeno) e o etinilestradiol (estrogênio). Os hormônios contidos em DALYNE ® previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações na secreção cervical (do colo uterino). Além disso, reduzem a duração e a intensidade do sangramento menstrual, diminuindo o risco de anemia por deficiência de ferro, e podem fazer com que a cólica menstrual se torne menos intensa ou desapareça. A drospirenona possui propriedades especiais que ajudam na prevenção do ganho de peso e na redução de sintomas relacionados à retenção de líquido, como distensão abdominal e inchaço, além de ter atividade antiandrogênica que auxilia na redução da acne e do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use contraceptivo oral combinado se você tem qualquer uma das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo sanguíneo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; alto risco para a formação de coágulos arteriais ou venosos; história de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos; diabetes mellitus com comprometimento de vasos sanguíneos; história de doença do fígado; uso de medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; mau funcionamento dos rins; tumor no fígado; sangramento vaginal sem explicação; suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de DALYNE. Se qualquer uma dessas condições ocorrer pela primeira vez durante o uso do contraceptivo oral, descontinue o uso e consulte seu médico. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante estar ciente de que o uso de contraceptivos orais, como o DALYNE, deve ser acompanhado de precauções e avisos. Antes de iniciar o uso, é recomendável consultar um médico regularmente para realizar exames clínicos e ginecológicos de rotina e verificar se é apropriado continuar o uso do medicamento. O DALYNE não protege contra infecções pelo HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Situações em que o uso pode ser descontinuado ou restringido devem ser comunicadas ao médico, especialmente se houver histórico de trombose, diabetes, pressão alta, excesso de peso, entre outros fatores. É fundamental discutir com o médico os riscos e benefícios associados ao uso do DALYNE.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para usar DALYNE, leia as informações contidas na bula antes de iniciar o uso. Este medicamento é um contraceptivo oral que deve ser tomado por via oral e sua indicação é para prevenir a gravidez. É recomendado consultar o médico para ter maiores esclarecimentos sobre a ação e utilização do produto. Além disso, é importante fazer exames clínicos regularmente e seguir as orientações médicas pertinentes durante o uso do DALYNE.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento DALYNE pode causar vários males, especialmente se a paciente tiver alguma das seguintes condições: história atual ou anterior de coágulo sanguíneo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; doenças que podem indicar ataque cardíaco; diabetes mellitus com comprometimento de vasos sanguíneos; doença do fígado; uso de medicamentos antivirais específicos; câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios; insuficiência renal; tumor no fígado; sangramento vaginal sem explicação; suspeita de gravidez; hipersensibilidade a qualquer componente do DALYNE.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?