DEMEDROX (acetato de medroxiprogesterona) suspensão injetável é indicado como contraceptivo (supressão da ovulação – processo em que o óvulo segue do ovário para o útero, onde pode ser fecundado – prevenindo a gravidez). É um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). O uso de DEMEDROX é eficaz para prevenir a gravidez em 99,7% dos casos, tendo uma taxa falha de 0,3%.
Como este medicamento funciona?
O acetato de medroxiprogesterona é uma progestina sintética (hormônio progesterona sintético) que inibe a secreção das gonadotrofinas (hormônios produzidos pela hipófise e responsáveis pelo ciclo menstrual), evitando a ovulação (processo em que o óvulo segue do ovário para o útero, onde pode ser fecundado), e reduzindo a espessura do endométrio (camada que recobre internamente o útero). Como resultado, há uma atividade contraceptiva.
Quando não devo usar este medicamento?
DEMEDROX é contraindicado para: (1) pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez; (2) pacientes com hipersensibilidade conhecida ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula; (3) pacientes com sangramento vaginal de causa não-diagnosticada; (4) pacientes com suspeita de neoplasia mamária ou neoplasia mamária comprovada; (5) pacientes com disfunção hepática grave; (6) pacientes com tromboflebite ativa ou história atual ou pregressa de distúrbios tromboembólicos ou cerebrovasculares; (7) pacientes com história de aborto retido. Não é indicado antes da menarca e é contraindicada para uso por homens.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O DEMEDROX é contraindicado para: (1) pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez; (2) pacientes com hipersensibilidade conhecida ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer componente da fórmula; (3) pacientes com sangramento vaginal de causa não-diagnosticada; (4) pacientes com suspeita de neoplasia mamária ou neoplasia mamária comprovada; (5) pacientes com disfunção hepática grave; (6) pacientes com tromboflebite ativa ou história de distúrbios tromboembólicos ou cerebrovasculares; (7) pacientes com história de aborto retido. DEMEDROX injetável não é indicado antes da menarca (primeira menstruação). Este medicamento não deve ser utilizado por homens. É importante investigar perdas sanguíneas vaginais inesperadas durante o tratamento. O uso pode agravar estados de depressão, diabetes e retenção de líquidos. Informe ao seu médico se você tiver depressão, diabetes, hipertensão ou outros problemas de saúde. Pode ocorrer gravidez ectópica em mulheres que engravidarem durante o uso. O uso de DEMEDROX pode mascarar o aparecimento do climatério e alterar resultados de exames laboratoriais.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
DEMEDROX é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado por uso intramuscular em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). O uso de DEMEDROX é eficaz para prevenir a gravidez em 99,7% dos casos, tendo uma taxa falha de 0,3%.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de DEMEDROX pode agravar os estados de depressão, diabetes e retenção de líquidos. Também pode haver a possibilidade de gravidez ectópica em mulheres que engravidarem enquanto utilizar o acetato de medroxiprogesterona. O medicamento pode interromper a menstruação por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos. Além disso, a perda da densidade mineral óssea (osteoporose) pode ocorrer em mulheres na pré-menopausa que utilizam o acetato de medroxiprogesterona injetável por longo prazo. Os efeitos colaterais incluem possíveis mudanças no padrão de sangramento menstrual, apresentando sangramento irregular ou amenorreia (ausência da menstruação).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?