Deriva C Micro® é indicado para o tratamento tópico da acne vulgar de intensidade leve a moderada, sendo eficaz nas lesões inflamatórias e não inflamatórias da acne.
Como este medicamento funciona?
Deriva C Micro® age diretamente sobre os folículos pilossebáceos, resultando na diminuição das lesões da acne (espinhas). Essa ação acontece porque o produto é capaz de normalizar a forma como as células da pele se reproduzem, diminuindo a formação de microcravos e espinhas. Além disso, Deriva C Micro® combate as bactérias comumente presentes nessas lesões. A micronização proporciona o aumento da penetração do adapaleno na pele. A presença de microesferas porosas ajuda na liberação do medicamento de forma controlada e pré-programada, funcionando como “reservatórios” que permitem que a pele absorva pequenas quantidades do produto ao longo do tempo, reduzindo os riscos de irritação. As micropartículas de Deriva C Micro® penetram seletivamente na pele, proporcionando concentrações elevadas do produto. A desestabilização controlada das microesferas permite a liberação controlada do princípio ativo e uma ação altamente seletiva, específica e potente, sem irritar outros tecidos. A clindamicina tem a ação de matar as bactérias presentes nas lesões causadas por espinhas, evitando assim a formação de pus.
Quando não devo usar este medicamento?
Pacientes com alergia prévia ao adapaleno e a outros retinóides ou a qualquer componente da fórmula não devem utilizar este medicamento. Não deve ser aplicado em áreas com ferimentos, eczemas ou queimaduras solares. Não deve ser utilizado ao mesmo tempo com agentes desreguladores, limpadores abrasivos, adstringentes ou produtos irritantes (contendo álcool ou fragrâncias). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista, e é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O produto deve ser aplicado somente sobre a pele, não devendo ser utilizado em mucosas, cantos do nariz, boca ou áreas com ferimentos ou já machucadas, assim como em queimaduras solares. O uso na pele da clindamicina pode resultar na absorção do antibiótico, com raros relatos de diarreia (às vezes com sangue) e colite (dor de barriga causada por inflamação do intestino). Portanto, o uso do produto não é recomendado em pacientes com antecedentes de colite ulcerativa (ferida no intestino grosso), enterite regional (ferida no intestino delgado) ou histórico de colite relacionada ao uso de antibióticos. O uso concomitante de outros produtos na pele que podem ser irritantes deve ser feito com cuidado. Cuidado específico ao se utilizar preparações contendo enxofre e alguns produtos farmacêuticos em combinação com o adapaleno. Durante as primeiras semanas da terapia, pode haver um aumento da quantidade de espinhas, isso se deve à ação da medicação em lesões não visíveis previamente e não deve ser considerado um motivo para descontinuar o tratamento. O produto deve ser prescrito com cautela a pacientes alérgicos. Caso reações de hipersensibilidade ou irritação ocorram, o uso do medicamento deve ser descontinuado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC), protegido da luz. Não congelar. Prazo de Validade: 18 meses a partir da data de fabricação. Após aberto, consumir por 30 dias. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Como devo usar este medicamento?
Aplicar uma fina camada do gel sobre a pele com espinhas, uma vez ao dia, preferencialmente à noite, em quantidade suficiente para cobrir todas as lesões. A área de aplicação deve estar limpa e seca. Este produto deve ser aplicado somente sobre a pele, não devendo ser utilizado nos cantos do nariz, boca ou áreas com ferimentos ou já machucadas, assim como em queimaduras solares ou áreas inflamadas da pele. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça uma aplicação, utilize o medicamento assim que possível, mas não aplique o medicamento duas vezes no mesmo dia.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O DERIVA C MICRO gel pode causar vermelhidão, inchaço, ressecamento, irritação, descamação, coceira, queimaduras solares, formação de bolhas e retorno da acne. Essas reações são mais frequentes durante o primeiro mês de tratamento, diminuindo após o segundo mês, e geralmente desaparecem após a interrupção do tratamento. Em casos de reações adversas intensas, a interrupção do uso e a consulta médica são recomendadas. Além disso, o uso tópico da clindamicina pode levar à absorção do antibiótico, resultando em episódios raros de diarreia e inflamação intestinal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não se espera nenhum risco grave após uma aplicação na pele de uma superdose ou após uma ingestão acidental. Mas se for aplicado em quantidades excessivas, poderá ocorrer vermelhidão, descamação ou desconforto no local do uso. Em caso de ingestão acidental, procure imediatamente seu médico ou um pronto-socorro. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.