Dermacerium® é um creme antimicrobiano, cicatrizante tópico, indicado para a prevenção e tratamento de infecções em queimaduras e feridas de difícil resolução, como úlceras crônicas de membros inferiores e mal perfurante plantar (pé diabético).
Como este medicamento funciona?
Dermacerium® trata lesões infectadas por apresentar ação antimicrobiana, além de agir como cicatrizante. Nos pacientes com queimaduras, o nitrato de cério presente no Dermacerium® tem uma ação moduladora da resposta imunológica (de defesa), prevenindo uma queda da imunidade, comum nestes pacientes. A ação inicia-se no momento da aplicação.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes no final da gestação, em crianças prematuras e recém-natos nos dois primeiros meses de vida. Também não é recomendado em mulheres que estejam amamentando devido à possibilidade de excreção no leite materno. É contraindicado para pacientes alérgicos às Sulfas e demais componentes da formulação, além de menores de 2 meses de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Dermacerium® deve ser evitado para uso por gestantes no final da gestação, em crianças prematuras e recém-natos nos dois primeiros meses de vida. Não deve ser aplicado na região dos olhos, não deve ser ingerido e deve ser utilizado apenas por via local. Qualquer medicação deve ser interrompida caso ocorram, com o seu uso, sinais de hipersensibilidade (alergia) local ou sistêmica. Medicamentos para uso tópico devem ser manipulados de forma cuidadosa de modo a não haver contaminação do produto com partículas provenientes da lesão a ser tratada. Informe seu médico se está amamentando. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C - 30°C). Proteger da luz e umidade. Este medicamento tem validade de 24 (vinte e quatro) meses a partir da data de sua fabricação. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Após a limpeza da lesão de acordo com a orientação médica, aplicar uma fina camada do medicamento sobre a lesão e cobrir com um curativo secundário (gaze ou outro, a critério médico). Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. Utilizar Dermacerium® até a cicatrização da ferida. Não deve ser aplicado na região dos olhos. Não deve ser ingerido. Deve ser utilizado apenas por via local. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você pode aplicar o medicamento assim que lembrar. Não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A maioria das pessoas que fazem uso de Dermacerium não apresenta problemas relacionados a ele. Porém, como acontece com todos os medicamentos, alguns pacientes podem ter reações indesejáveis. As possíveis reações incluem:
Reação incomum (0,1% a 1% dos usuários):
Reação de argiria, descoloração da pele ou de mucosas.
Reação rara (0,01% a 0,1% dos usuários):
Anemia hemolítica em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.
Aumento da sensibilidade à luz solar ou rash cutâneo.
Leucopenia transitória em pacientes recebendo terapia com sulfadiazina de prata.
Metahemoglobinemia com regressão 24 horas após a suspensão do nitrato de cério.
Casos de cloremia após a utilização tópica do creme.
Reação muito rara (menos de 0,01% dos usuários):
Hiperosmolaridade devido ao propilenoglicol.
Neuropatia sensorial e motora após uso prolongado em úlceras de perna.
Reação cutânea granulomatosa ao cério.
Relato único de acidose lática após uso do produto.
Dermatite alérgica à prata.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?