O desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa.
Como este medicamento funciona?
O desogestrel + etinilestradiol é um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio). Por causa das pequenas quantidades de hormônios, é considerado um anticoncepcional oral de dose baixa. Como todos os comprimidos da cartela contêm os mesmos hormônios na mesma dose, é um anticoncepcional oral combinado monofásico.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use desogestrel + etinilestradiol se apresentar qualquer condição relacionada a seguir. Este medicamento é contra indicado para uso por mulheres nas seguintes condições: se tem ou teve um coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, pulmões (embolia) ou outras partes do corpo; se tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame cerebral; se tem ou teve alguma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco (tais como angina do peito ou dor no peito) ou derrame (tais como uma crise isquêmica transitória ou pequeno derrame reversível); se tem um distúrbio da coagulação do sangue (por exemplo, deficiência de proteína C); se passou por uma cirurgia de grande porte e está com restrição de movimentos por um longo período; se tem (ou teve) um tipo de enxaqueca chamada “enxaqueca com aura”; se tem diabetes melito com alterações dos vasos sanguíneos; se tem um fator de risco grave, ou vários fatores de risco para desenvolver trombose; se tem ou teve pancreatite (inflamação do pâncreas) associada com concentrações elevadas de substâncias gordurosas no sangue; se tem icterícia (pele amarelada) ou tem (teve) doença grave do fígado; se tem ou teve câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais (por exemplo, câncer de mama ou dos órgãos genitais); se tem ou teve um tumor no fígado; se tem algum sangramento vaginal não explicado; se tem alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula. Se alguma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso da pílula, interrompa o tratamento e consulte o seu médico. É importante também não usar desogestrel + et
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante saber que desogestrel + etinilestradiol, assim como todas as pílulas anticoncepcionais, não protege contra infecção pelo vírus HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Este medicamento foi prescrito especialmente para você e não deve ser compartilhado com outras pessoas. Se você tem qualquer condição de saúde relacionada a fumar, diabetes, sobrepeso, pressão alta, problemas cardíacos, inflamação nas veias, histórico familiar de trombose, ataque cardíaco ou derrame, enxaqueca, epilepsia, ou alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos, é fundamental informar ao seu médico antes de usar desogestrel + etinilestradiol. Além disso, se você teve um parto recentemente, tem risco aumentado de coágulo e deve consultar seu médico sobre quando pode começar a usar o medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O desogestrel + etinilestradiol deve ser utilizado pelo uso oral. É um anticoncepcional indicado para impedir a gravidez, e quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa. É importante seguir as orientações do médico e ler cuidadosamente a bula antes de iniciar o tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o desogestrel + etinilestradiol, recomenda-se seguir as orientações específicas para recuperação da dose perdida, que não estão informadas na bula. Em geral, consulte seu médico ou farmacêutico para saber como proceder, pois é importante manter a eficácia do anticoncepcional.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O desogestrel + etinilestradiol pode causar efeitos colaterais graves, especialmente em mulheres com certas condições de saúde. Não utilize este medicamento se você:
tem ou teve um coágulo em um vaso sanguíneo (trombose);
tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame;
tem um distúrbio da coagulação do sangue;
tem (ou teve) enxaqueca chamada enxaqueca com aura;
tem diabetes melito com alterações dos vasos sanguíneos;
tem ou teve pancreatite;
tem icterícia ou doença grave do fígado;
tem ou teve câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais;
tem algum sangramento vaginal não explicado;
tem alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula.
Além disso, o desogestrel + etinilestradiol é contraindicado durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?