Este medicamento é indicado, em adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos, para: cicatrização de lesão no esôfago causada por esofagite erosiva (EE) (8 semanas de tratamento); manter a cicatrização da EE e alívio da azia; tratamento da azia relacionada à doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) por até 4 semanas.
Como este medicamento funciona?
DEXILANT é um medicamento sob prescrição médica chamado de inibidor de bomba de próton (IBP). DEXILANT reduz a quantidade de ácido no estômago.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome DEXILANT se você for alérgico ao dexamansoprazol ou a qualquer um de seus componentes.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de tomar DEXILANT, informe o seu médico se você: tem osteoporose; tem ou teve baixos níveis de magnésio no sangue; tem problemas de fígado; tem quaisquer outras condições médicas; estiver grávida ou planejar engravidar. Não se sabe se DEXILANT vai fazer mal ao feto; estiver amamentando ou planejar amamentar. Você e seu médico devem decidir se você vai tomar DEXILANT ou amamentar. DEXILANT pode aumentar o risco de acometimento por diarreia severa, causada por uma infecção pela bactéria Clostridium difficile. Pessoas que estejam tomando múltiplas doses diárias de medicamentos inibidores de bomba de prótons por período prolongado podem apresentar um risco aumentado de fraturas de quadril, pulso ou coluna vertebral. A resposta sintomática ao DEXILANT não exclui a presença de malignidade gástrica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento; caso haja alguma mudança, consulte um farmacêutico.
Como devo usar este medicamento?
DEXILANT está disponível para uso em adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos nas concentrações de 30 mg e 60 mg. Posologia e ajuste de dose recomendados:
Indicação
Dose recomendada
Frequência
Cicatrização da esofagite erosiva
60 mg
Uma vez ao dia por 8 semanas
Manutenção da cicatrização da esofagite erosiva e alívio da azia
30 mg ou 60 mg*
Adultos: Uma vez ao dia Adolescentes: Uma vez ao dia por 16 semanas†
Doença do refluxo gastroesofágico sintomática (DRGE) não erosiva
30 mg
Adultos e Adolescentes: Uma vez ao dia por até 4 semanas
* Uma dose de manutenção de 60 mg pode ser administrada em pacientes com esofagite erosiva moderada ou grave.
† Estudos controlados não estenderam além 16 semanas em pacientes de 12 a 17 anos de idade.
Importante para a administração:
Tome DEXILANT exatamente como
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
A dose esquecida deve ser tomada tão logo seja lembrada. No entanto, se estiver muito perto da administração da próxima dose, não a tome; tome somente a dose seguinte e continue com o esquema posológico regular. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
DEXILANT pode causar os seguintes males: diarreia severa, que pode ser provocada pela bactéria Clostridium difficile em seu trato gastrointestinal; fraturas ósseas em pessoas que tomam múltiplas doses diárias de inibidores de bomba de próton por períodos prolongados; e câncer gástrico, pois a resposta sintomática ao DEXILANT não exclui a presença de malignidade gástrica. Além disso, reações cutâneas graves, incluindo síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, lúpus eritematoso cutâneo subagudo, e pustulose exantemática generalizada aguda foram relatadas. Os pacientes devem buscar orientação médica aos primeiros sinais de reações adversas severas na pele.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?