• Home
  • Bulas
  • Diamicron Mr 60mg com 30 Comprimidos

Diamicron Mr 60mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Laboratórios Servier Do Brasil Ltda - 42374207000176
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Gliclazida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    DIAMICRON  MR 30mg é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar (agente antidiabético oral da classe das sulfonilureias). É destinado ao tratamento de diabetes tipo 2 (tipo de diabetes no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina), diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.

  • Como este medicamento funciona?

    O pâncreas, assim que comemos, libera a insulina que vai manter o açúcar do sangue em níveis normais. No diabetes, a secreção de insulina é inadequada, provocando aumento do açúcar (hiperglicemia). DIAMICRONMR 30mg estimula o pâncreas a liberar insulina no momento certo e na quantidade certa, controlando as taxas de açúcar no sangue. Com o tempo, no diabetes, podem aparecer complicações vasculares; DIAMICRONMR 30mg opõe-se à evolução destas complicações. O início de ação de DIAMICRONMR 30mg, na maioria dos pacientes, pode ser notado em 2 semanas de tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    DIAMICRON MR 30mg está contraindicado nos seguintes casos:
    - alérgico (possui hipersensibilidade) à gliclazida, qualquer outro componente da fórmula do DIAMICRON MR 30mg, outros medicamentos da mesma classe (sulfoniureias) ou outros medicamentos relacionados (sulfamidas hipoglicemiantes);
    - apresenta diabetes tipo 1 (tipo de diabetes no qual o paciente faz uso de insulina);
    - apresenta corpos cetônicos ou açúcar na urina (isso pode indicar que você apresenta diabetes com ceto-acidose), em pré-coma ou coma diabético;
    - apresenta doença renal ou hepática graves;
    - em uso de medicamentos para tratamento de infecções fúngicas (ex: miconazol);
    - amamentação;
    Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneos normais. Isso significa que além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e se necessário perder peso. Durante o tratamento com DIAMICRONMR 30mg, seu nível de açúcar sanguíneo (e possivelmente na urina) e também sua hemoglobina glicada (HbA1c) devem ser regularmente monitorados. Nas primeiras semanas de tratamento, o risco de hipoglicemia (níveis de açúcar sanguíneos baixos) pode aumentar. Se você apresentar hipoglicemia, você pode apresentar os seguintes sintomas: dor de cabeça, fome intensa, náuseas, vômitos, fadiga, dentre outros. Os sintomas de hiperglicemia (níveis de açúcar sanguíneo elevado) podem ocorrer quando o tratamento com gliclazida não reduz suficientemente os níveis de açúcar sanguíneo, quando você não segue o tratamento prescrito pelo seu médico. Você deve informar ao seu médico se você estiver grávida ou amamentando.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    DIAMICRONMR 30mg deve ser utilizado por via oral e é destinado ao tratamento de diabetes tipo 2. É importante seguir o tratamento prescrito pelo seu médico e monitorar regularmente os níveis de açúcar sanguíneo e hemoglobina glicada (HbA1c). Apos a ingestão, o início de ação pode ser notado em 2 semanas de tratamento. As refeições devem ser feitas em intervalos regulares para evitar hipoglicemia.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de DIAMICRON MR 30mg pode causar hipoglicemia, que se manifesta por sintomas como dor de cabeça, fome intensa, náuseas, vômitos, fadiga, distúrbios do sono, agitação, e confusão mental. Além disso, pode ocorrer hiperglicemia se o tratamento não for eficaz. Pacientes com hipersensibilidade à gliclazida ou a outros componentes da fórmula não devem usar o medicamento. Também é contraindicado em caso de diabetes tipo 1, doenças renais ou hepáticas graves, e durante a amamentação.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.