DIATARCOM MR 30mg é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar (agente antidiabético oral da classe das sulfonilureias). É destinado ao tratamento de diabetes tipo 2, diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.
Como este medicamento funciona?
O DIATARCOM MR 30mg estimula o pâncreas a liberar insulina no momento certo e na quantidade certa, controlando as taxas de açúcar no sangue, combatendo a hiperglicemia. Além disso, ele se opõe à evolução de complicações vasculares associadas ao diabetes. O início de ação geralmente pode ser notado em 2 semanas de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
DIATARCOM MR 30mg está contraindicado nos seguintes casos: - alérgico (possui hipersensibilidade) à gliclazida, qualquer outro componente da fórmula do DIATARCOM MR 30mg, outros medicamentos da mesma classe (sulfoniureias) ou outros medicamentos relacionados (sulfamidas hipoglicemiantes); - apresenta diabetes tipo 1; - apresenta corpos cetônicos ou açúcar na sua urina (indicação de diabetes com ceto-acidose), em pré-coma ou coma diabético; - apresenta doença renal ou hepática graves; - em uso de medicamentos para tratamento de infecções fúngicas (miconazol); - amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e durante o aleitamento ou doação de leite, pois pode ser excretado no leite humano e causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneos normais. Isso significa que além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e, se necessário, perder peso. Durante o tratamento com DIATARCOM MR, seu nível de açúcar sanguíneo (e possivelmente na urina) e também sua hemoglobina glicada (HbA1c) devem ser regularmente monitorados. Nas primeiras semanas de tratamento, o risco de hipoglicemia (níveis de açúcar sanguíneos baixos) pode aumentar. Nesses casos, um controle médico rigoroso é necessário.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneos normais. Isso significa que além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e, se necessário, perder peso. Durante o tratamento com DIATARCOM MR 30mg, seu nível de açúcar sanguíneo (e possivelmente na urina) e também sua hemoglobina glicada (HbA1c) devem ser regularmente monitorados. Nas primeiras semanas de tratamento, o risco de hipoglicemia pode aumentar, sendo necessário controle médico rigoroso.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento DIATARCOM MR pode causar hipoglicemia, que é a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, com sintomas como dores de cabeça, fome intensa, náuseas, vômitos, fadiga, agitação, falta de concentração, tontura, e até inconsciência. Também pode ocorrer hiperglicemia, quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, causando sede, boca seca, pele seca com coceira, e necessidade frequente de urinar. Além disso, pode haver risco aumentado de anemia hemolítica em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?