• Home
  • Bulas
  • Diclofenaco Potassico EMS 50mg com 10 Comprimidos

Diclofenaco Potassico EMS 50mg com 10 Comprimidos

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Inflamação
  • Princípio ativo: Diclofenaco De Potassio
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O diclofenaco potássico é indicado para o tratamento de curto prazo, das seguintes condições: entorses, distensões e outras lesões; dor e inflamação no pós-operatório; condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo; infecções do ouvido, nariz e garganta. O diclofenaco potássico também pode ser utilizado para outras condições conforme determinado pelo seu médico.

  • Como este medicamento funciona?

    O diclofenaco potássico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) usados para tratar dor e inflamação. Ele alivia os sintomas da inflamação, como dor e inchaço, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Não tem efeito na causa da inflamação ou febre. Este medicamento possui rápido início de ação, tornando-o adequado para o tratamento de estados dolorosos ou inflamatórios agudos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor; tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração no estômago ou no intestino; sofre de insuficiência hepática e renal; tem insuficiência cardíaca grave; está nos últimos três meses de gravidez; ou tem suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago ou síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Você deve seguir todas as instruções do seu médico cuidadosamente, pois elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula. Tenha especial cuidado com o diclofenaco potássico se você tiver doença no coração estabelecida ou nos vasos sanguíneos, doenças cardiovasculares, ou fatores de risco como pressão arterial elevada e diabetes. Em geral, tome a menor dose que alivie a dor ou inchaço no menor tempo possível para diminuir o risco de efeitos secundários cardiovasculares. Informe ao seu médico se você tiver problemas no fígado ou nos rins, e se você estiver desidratado, pois o uso excessivo pode causar problemas sério nestes órgãos. A utilização a longo prazo deve ser monitorada, principalmente em pessoas com doença cardíaca estabelecida. É importante relatar qualquer sinal de problemas cardíacos e não utilizar o medicamento se houver alergia ao diclofenaco ou a outros componentes da formulação. Crianças e adolescentes menores de 14 anos não devem utilizar este medicamento, exceto para casos de artrite juvenil crônica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    O armazenamento do diclofenaco potássico não está especificamente descrito na bula. Portanto, recomenda-se guardar o medicamento em temperatura ambiente, em um local seco e protegido da luz, longe do alcance de crianças, mas a informação exata sobre onde, como e por quanto tempo guardar não foi fornecida. Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O diclofenaco potássico é indicado para o tratamento de curto prazo das seguintes condições: entorses, distensões, dor e inflamação no pós-operatório, condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, entre outras. É importante que você siga as instruções do seu médico cuidadosamente e não utilize o medicamento para tratar outras doenças não indicadas. Este medicamento possui rápido início de ação, sendo apropriado para condições dolorosas e/ou inflamatórias agudas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de tomar o diclofenaco potássico, deve tomar a dose assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo da hora da próxima dose, esqueça a dose que você esqueceu e continue com o seu esquema normal de dosagem. Não tome dobro da dose para compensar a dose esquecida.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O diclofenaco potássico pode causar efeitos adversos como reações alérgicas, incluindo asma, secreção nasal, rash cutâneo, inchaço do rosto ou extremidades. Ele é contraindicado para pessoas com úlceras no estômago ou intestino, insuficiência hepática e renal, insuficiência cardíaca grave, e durante os últimos três meses de gravidez. O uso prolongado pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. É importante monitorar sinais de problemas cardíacos, como dor no peito e falta de ar, e realizar exames de sangue para acompanhar a função hepática e renal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não tomar este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Se você apresentar qualquer sinal ou sintoma de problemas com o seu coração ou vasos sanguíneos, como dor no peito, falta de ar, fraqueza ou fala arrastada, informe ao seu médico imediatamente. É importante tomar a menor dose de diclofenaco potássico que alivia a dor e/ou inchaço e durante o menor tempo possível, de modo a manter o menor risco possível de efeitos secundários cardiovasculares.