Dimorf 10mg 60ml Liquido

  • Fabricante: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. - 44734671000151
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Morfina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Dimorf ® comprimidos é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica.

  • Como este medicamento funciona?

    A morfina age sobre o sistema nervoso central e outros órgãos do corpo. Seu principal efeito é o alívio das dores intensas. O tempo para o efeito é de 1 a 2 horas, e a duração da ação, somente em pacientes não tolerantes, para a forma oral é de 4 a 5 horas. A substância é eliminada principalmente pelos rins.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Se você apresenta algum dos quadros abaixo, fale para seu médico, pois Dimorf pode ser contraindicado em casos de: sensibilidade à morfina ou a algum componente da fórmula; insuficiência ou depressão respiratória; depressão do sistema nervoso central; insuficiência cardíaca secundária; crise de asma brônquica; arritmia cardíaca; doença pulmonar obstrutiva crônica; hipercabia; aumento da pressão intracraniana e do líquido cérebro espinhal; lesões cerebrais; tumor cerebral; alcoolismo crônico; tremores; doença que causa convulsão; pós-cirúrgico de cirurgia de vesícula biliar ou de abdômen; anastomose cirúrgica; administração conjunta com inibidores da MAO ou após um período de 14 dias com este tratamento. Além disso, Dimorf está contraindicado em pacientes que apresentem obstrução gastrintestinal e ílio-paralítico, e para menores de 18 anos. Durante a gravidez, deve ser utilizado apenas com orientação médica.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Os pacientes que utilizam opióides com benzodiazepínicos, outros medicamentos depressores do SNC ou álcool devem procurar atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas de tontura ou mal-estar, sonolência extrema, respiração lenta ou difícil, ou ausência de resposta. A dependência pode ocorrer com o uso de morfina, trazendo sintomas como inquietação, lacrimejamento, rinorreia, bocejos, sudorese, entre outros. É recomendado evitar o uso de analgésicos agonista/antagonista mistos ou agonista parcial se em tratamento com opióides. Não descontinuar abruptamente a medicação e evitar o uso recreativo, que é sujeito a sanção penal.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?
    Dimorf ® sulfato de morfina pentaidratado é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica. Seu efeito é alcançado em 1 a 2 horas, com uma duração de ação de 4 a 5 horas em pacientes não tolerantes. O uso deve ser apenas por via oral, e é contraindicado em pacientes com obstrução gastrintestinal, depressores do sistema nervoso central, além de menores de 18 anos e grávidas sem orientação médica. É importante evitar o uso com álcool e outros depressores.
  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem dependência física ou psíquica, caracterizada por sintomas como inquietação, lacrimejamento, rinorreia, bocejos, sudorese, tremores, piloereção, mialgia, midríase, irritabilidade, ansiedade, dores nas costas, dor nas articulações, fraqueza, cólicas abdominais, insônia, náuseas, anorexia, vômitos, diarreia e aumento da pressão arterial, frequência respiratória ou frequência cardíaca. Além disso, pode ocorrer depressão respiratória, hipotensão, sedação profunda, coma e morte, especialmente quando utilizado com álcool e outros depresores do sistema nervoso central. Há também risco de uso indevido, abuso e uso recreativo, que pode resultar em superdose e morte. O uso em grávidas pode causar depressão respiratória e efeitos psico-fisiológicos em recém-nascidos e também pode levar a síndrome de abstinência neonatal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso excessivo de DIMORF pode resultar em superdose, que é um risco sério que pode levar a depressão respiratória, hipotensão, sedação profunda, coma e até morte. Se houver suspeita de superdose, é necessário procurar atendimento médico imediatamente. A morfina, seu princípio ativo, é uma substância controlada e seu uso indevido pode ser muito perigoso.