Dimorf ® Comprimidos é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica.
Como este medicamento funciona?
A morfina age sobre o sistema nervoso central e outros órgãos do corpo. Seu principal efeito é o alívio das dores intensas. O tempo para o efeito é de 1 a 2 horas, e a duração da ação, somente em pacientes não tolerantes, para a forma oral é de 4 a 5 horas. A substância é eliminada principalmente pelos rins.
Quando não devo usar este medicamento?
Se você apresenta algum dos quadros abaixo, fale para seu médico, pois Dimorf® Comprimidos pode ser contraindicado em casos de: sensibilidade à morfina ou a algum componente da fórmula; insuficiência ou depressão respiratória; depressão do sistema nervoso central; insuficiência cardíaca secundária; crise de asma brônquica; arritmia cardíaca; doença pulmonar obstrutiva crônica; hipercabia; aumento da pressão intracraniana e do líquido cérebro espinhal; lesões cerebrais; tumor cerebral; alcoolismo crônico; tremores; doenças que causam convulsão; pós-cirúrgico de cirurgia de vesícula biliar ou de abdômen; anastomose cirúrgica; administração conjunta com inibidores da MAO ou após um período de 14 dias com este tratamento. Dimorf® Comprimidos está contraindicado em pacientes que apresentem obstrução gastrintestinal e íleo-paralítico. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que apresentam obstrução gastrintestinal e íleo-paralítico. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Gravidez – Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os pacientes que utilizam opióides com benzodiazepínicos, outros medicamentos depressivos do SNC (Sistema Nervoso Central) ou álcool devem procurar atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas de tontura ou mal-estar, sonolência extrema, respiração lenta ou difícil, ou ausência de resposta. A ausência de resposta significa que a pessoa não responde ou reage normalmente ou você não pode acordá-la. Fale com seu profissional de saúde se tiver dúvidas ou preocupações sobre a ingestão de opióides ou benzodiazepínicos. Dependência é outra preocupação, pois a morfina pode causar dependência física ou psíquica. Evitar o uso de analgésicos agonista/antagonista mistos se você faz tratamento com opióides, incluindo sulfato de morfina. Não descontinuar abruptamente DIMORF ® comprimidos, mas reduzir a dose gradualmente. O sulfato de morfina é uma substância controlada e seu uso recreativo é um ato sujeito a sanção penal, além de que o abuso pode resultar em superdose e morte. Não consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com DIMORF ® comprimidos. Cuidados especiais devem ser tomados em relação aos idosos, crianças, e pacientes com risco especial.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento DIMORF deve ser utilizado via oral e é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica. A morfina age sobre o sistema nervoso central, proporcionando alívio das dores. O tempo para o efeito é de 1 a 2 horas, com duração de ação de 4 a 5 horas em pacientes não tolerantes. É importante seguir as orientações médicas e não descontinuar o uso abruptamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Dimorf pode causar dependência física ou psíquica, caracterizada por alguns ou todos os seguintes sintomas: inquietação, lacrimejamento, rinorreia, bocejos, sudorese, tremores, piloereção, mialgia, midríase, irritabilidade, ansiedade, dores nas costas, dor nas articulações, fraqueza, cólicas abdominais, insônia, náuseas, anorexia, vômitos, diarreia, aumento da pressão arterial, frequência respiratória, ou frequência cardíaca. Além disso, ao usar Dimorf com álcool ou outros depressores do sistema nervoso central, pode ocorrer depressão respiratória, hipotensão e sedação profunda, coma e morte. O uso inadequado do medicamento também pode resultar em superdose e morte.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de DIMORF, que contém sulfato de morfina pentaidratado, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode resultar em superdose e morte. O uso indevido e o abuso desse medicamento são riscos altos, especialmente em pacientes com histórico de abuso de substâncias ou doenças mentais. Sintomas de alerta incluem tontura, sonolência extrema, respiração lenta ou dificuldade respiratória.