Diovan HCT é usado para tratar a pressão arterial elevada. A pressão arterial elevada aumenta a carga do coração e das artérias, podendo causar danos aos vasos sanguíneos do cérebro, coração e rins, resultando em complicações como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. Diminuindo a pressão arterial para o normal, reduz-se o risco de desenvolvimento dessas complicações.
Como este medicamento funciona?
O Diovan ® HCT contém um antagonista do receptor da angiotensina II e um diurético, que ajudam a controlar a pressão arterial elevada. A valsartana do Diovan ® HCT bloqueia o efeito da angiotensina II, resultando no relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão sanguínea. Os diuréticos reduzem a quantidade de sal e água no organismo, aumentando o fluxo de urina, o que ajuda a controlar a pressão arterial.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome DIOVAN HCT:
Se você teve alguma reação alérgica ou incomum a valsartana, hidroclorotiazida, sulfonamidas ou a qualquer outro componente deste produto listado no início desta bula.
Se você sofre de doença grave dos rins, onde não é capaz de produzir urina (anúria);
Se você está grávida ou planejando engravidar;
Se você tem alto nível de açúcar no sangue e tem diabetes mellitus tipo 2 enquanto está tomando alisquireno, um medicamento utilizado para diminuir a pressão arterial.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você somente poderá tomar DIOVAN HCT após passar por exame médico. DIOVAN HCT pode não ser adequado para todos os pacientes. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula.
Cuidados e precauções:
Se você sofre de distúrbios dos rins;
Se você sofre de doença grave do fígado ou com destruição dos pequenos dutos da bile dentro do fígado (cirrose biliar);
Se você já teve inchaço principalmente da face e garganta enquanto tomava outros medicamentos;
Se você sofre de diabetes (altos níveis de açúcar no seu sangue);
Se você tem febre, rash (erupção cutânea) e dor nas juntas, que podem ser sinais de lúpus eritematoso;
Se seu médico disse que você tem baixos níveis de potássio no seu sangue;
Se você está amamentando;
Se você teve uma diminuição da visão ou dor no olho.
Se você está sofrendo de insuficiência cardíaca ou já teve um ataque cardíaco.
Se algum destes se aplicar a você, informe ao seu médico antes de tomar DIOVAN HCT. Se você tiver algum dos sintomas descritos acima, avise seu médico imediatamente.
Gravidez e amamentação: Não tome DIOVAN HCT se estiver
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O DIOVAN HCT deve ser tomado por via oral e pode ser utilizado com ou sem alimentos. É importante seguir as instruções do médico cuidadosamente, pois elas podem diferir das informações gerais contidas na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Resposta:
O uso de Diovan HCT pode causar alguns efeitos adversos, como aumento da tontura ou desmaios em alguns pacientes. Ademais, é importante relatar ao médico se houver sintomas como inchaço, principalmente da face e garganta, ou se você tiver notado alterações na visão, já que isso pode ser sintoma de aumento da pressão ocular. Também é fundamental estar atento a reações alérgicas que podem ser causadas pelos corantes presentes na fórmula. Se estiver amamentando, este medicamento não é recomendado devido à excreção durante a lactação.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?