Dolamin Flex é indicado para o tratamento da dor de origem musculoesquelética, principalmente quando acompanhada de contratura muscular, como ocorre nos quadros associados ao período pós-operatório, lombalgia (dor na região lombar da coluna), cervicobraquialgia (dor na região posterior do pescoço que irradia para o braço, causada por uma inflamação na origem ou no trajeto do nervo), fibromialgia (dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles) e torcicolo (enrijecimento dos músculos do pescoço).
Como este medicamento funciona?
Dolamin Flex ® age como um analgésico (diminui ou interrompe a dor) e relaxante muscular. A ação analgésica é proporcionada pelo clonixinato de lisina, comprovadamente eficaz no tratamento de várias sintomas dolorosas, incluindo a dor muscular; enquanto que a ação sobre os músculos esqueléticos se deve ao cloridrato de ciclobenzaprina, um agente relaxante muscular de ação central, capaz de suprimir o espasmo do músculo esquelético de origem local, sem interferir com a função muscular.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar este medicamento nas seguintes situações: se estiver usando simultaneamente inibidores da monoaminoxidase (IMAO), em caso de alguma doença no coração, em caso de hipertireoidismo, em caso de antecedentes de asma ou broncoespasmo, se possuir úlcera ativa do estômago ou duodeno, se tiver tendência a ter hemorragias digestivas, se estiver amamentando, ou se tenha hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser usado nas seguintes situações: uso simultâneo de inibidores da monoaminoxidase (IMAO), doenças no coração, hipertireoidismo, antecedentes de asma ou broncoespasmo, úlcera ativa do estômago ou duodeno, tendência a hemorragias digestivas, amamentação e hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Também é contraindicado para menores de 15 anos.
Além disso, deve-se ter cautela em pacientes com função renal diminuída, cirrose hepática, síndrome nefrótica e úlcera péptica. Durante o tratamento, não é recomendado dirigir ou operar máquinas, pois a ciclobenzaprina pode diminuir a capacidade mental ou física. A administração deste medicamento durante a gravidez não é recomendada sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C), em sua embalagem original. Proteger da umidade. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Tomar um comprimido três vezes ao dia, em intervalos regulares, sendo as doses ajustadas de acordo com a intensidade da dor. Ingerir os comprimidos inteiros, sem mastigar e com líquidos. A dose máxima diária é de seis comprimidos. Não é recomendada a administração continuada por mais de duas ou três semanas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Dolamin Flex pode causar os seguintes problemas e complicações: alergias na pele e/ou mucosas, sintomas de úlcera péptica ou de hemorragia gastrointestinal. O medicamento deve ser suspenso caso tais reações ocorram. Além disso, devido à presença de ciclobenzaprina, pode ocorrer aumento dos efeitos do álcool, barbitúricos ou outros deprimentes do SNC. Em pacientes com função renal diminuída, cirrose hepática e síndrome nefrótica, a administração de Dolamin Flex pode causar agravamento do problema, que é geralmente reversível com a interrupção do tratamento. Também é mencionada a possibilidade de retenção urinária e glaucoma.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?