O cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol é indicado para diminuir a pressão intraocular elevada no tratamento de glaucoma e da hipertensão ocular.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é uma combinação oftálmica de dorzolamida (inibidor da anidrase carbônica) e timolol (betabloqueador), em que ambos diminuem a pressão nos olhos de maneira diferente. A pressão intraocular elevada pode lesionar o nervo óptico, resultando em deterioração da visão e possível cegueira.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar este medicamento se você: tem ou teve alguns problemas respiratórios graves, como asma; tem doença pulmonar obstrutiva crônica; tem alguns tipos de doenças cardíacas (como batimentos cardíacos lentos ou irregulares); tem alergia a qualquer um dos ingredientes do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos que esteja apresentando atualmente ou tenha apresentado: problemas cardíacos (como doença coronariana, insuficiência cardíaca ou pressão sanguínea baixa); distúrbios de frequência cardíaca (como batimentos cardíacos irregulares ou lentos); problemas de má circulação sanguínea (como a síndrome de Raynaud); problemas pulmonares ou respiratórios (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica); diabetes ou outros problemas relacionados ao açúcar no sangue; doença da tireoide. Informe ao seu médico que você está utilizando cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol antes de realizar uma cirurgia, já que pode alterar os efeitos de alguns medicamentos durante a anestesia. Informe também se você tem alergia a qualquer medicamento. Se você apresentar qualquer tipo de irritação ocular ou qualquer novo problema nos olhos, como vermelhidão dos olhos ou inchaço das pálpebras, entre em contato com seu médico imediatamente. Se suspeitar de que o medicamento está causando reação alérgica (por exemplo, erupção cutânea, vermelhidão ou coceira nos olhos), interrompa o tratamento e entre em contato imediatamente com seu médico. Informe ao seu médico se desenvolver infecção ocular, se ocorrer lesão nos olhos, se submeter à cirurgia ocular ou ocorrer reação, incluindo novos sintomas ou piora dos sintomas. Este medicamento contém
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
ARMAZENAR EM TEMPERATURA AMBIENTE (DE 15ºC A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E CALOR. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
A posologia e a duração apropriadas do tratamento serão estabelecidas pelo seu médico. A dose usual é de uma gota no(s) olho(s) afetado(s) pela manhã e à noite. Se estiver utilizando cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol com outro colírio, os colírios devem ser aplicados com intervalo de pelo menos 10 minutos. Não modifique a posologia do medicamento sem consultar seu médico. Se precisar descontinuar o tratamento, avise seu médico imediatamente. Instruções de uso incluem: não deixar que a ponta do frasco entre em contato com os olhos ou adjacências, não agitar antes de usar, e pressurizar o canto do olho próximo ao nariz por 2 minutos após a aplicação.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
É importante que você utilize cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol de acordo com a prescrição médica. Se esquecer uma dose, aplique-a tão logo seja possível. No entanto, se estiver quase no horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao seu esquema posológico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O cloridrato de dorzolamida + maleato de timolol pode causar alguns efeitos adversos e deve ser utilizado com cautela se você tiver: problemas respiratórios graves (como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica), doenças cardíacas (como batimentos cardíacos lentos ou irregulares), alergias a qualquer um dos componentes do medicamento, assim como problemas de má circulação sanguínea ou distúrbios de frequência cardíaca. Além disso, pode causar irritação ocular, vermelhidão ou inchaço das pálpebras e outros sintomas relacionados. Se houver suspeita de uma reação alérgica, o tratamento deve ser interrompido imediatamente e o médico deve ser contatado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?