A doxiciclina é utilizada para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis à doxiciclina, tais como:
Febre das Montanhas Rochosas; febre tifóide; febre Q; varíola e febre do carrapato;
infecção do trato respiratório por Mycoplasma pneumoniae e por Haemophilus influenzae;
Psitacose; linfogranuloma venéreo; infecções da uretra; infeções oculares (tracoma e conjuntivite);
orquiepididimite aguda; granuloma inguinal; estágios iniciais da doença de Lyme; uretrite não gonocócica;
infecções por Acinetobacter spp., Bacteroides spp., Fusobacterium spp., Shigella spp.;
infecção por Brucella spp.; peste; tularemia; gastroenterite e infecções respiratórias;
e a doxiciclina pode ser usada como auxiliar no tratamento da infecção aguda por amebas no intestino e no tratamento da acne.
Como este medicamento funciona?
A doxiciclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas, que age contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas após a primeira dose.
Quando não devo usar este medicamento?
A doxiciclina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e por menores de 8 anos de idade. Também é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento, doxiciclina, não deve ser utilizado se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Também é contraindicado para uso por gestantes e para menores de 8 anos de idade. Durante o aleitamento, é contraindicado, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Além disso, reações cutâneas graves que podem ocorrer incluem dermatite esfoliativa e síndrome de Stevens-Johnson. A hipertensão intracraniana benigna, que está associada ao uso de tetraciclinas, também é importante ser considerada, pois pode levar a distúrbios visuais permanentes.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A doxiciclina deve ser administrada por via oral. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas após a primeira dose. É indicado para o tratamento de diversas infecções causadas por agentes sensíveis e pode ser utilizado como auxiliar em infecções agudas por amebas. A dose e a duração do tratamento devem ser determinadas pelo médico conforme a indicação específica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A doxiciclina pode causar reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reações medicamentosas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRUG REACTION). Além disso, a hipertensão intracraniana benigna tem sido associada ao uso de tetraciclinas, incluindo a doxiciclina, podendo levar a perda visual permanente. Caso ocorram reações cutâneas graves, a doxiciclina deve ser descontinuada imediatamente e a terapia apropriada deve ser instituída.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A bula não fornece informações específicas sobre o que fazer caso alguém use uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento.