A doxiciclina (doxiciclina monoidratada) é utilizada para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis à doxiciclina, tais como: (1) Febre das Montanhas Rochosas; (2) febre tifóide; (3) febre Q; (4) varíola e febre do carrapato causadas por Rickettsia; (5) infecções do trato respiratório por Mycoplasma pneumoniae e por Haemophilus influenzae; (6) Psitacose por Chlamydia psittaci; (7) Linfogranuloma venéreo (infecção dos gânglios linfáticos da região inguinal sexualmente transmissível) causada por Chlamydia trachomatis; (8) infecções da uretra, endocervicites (em uma região do colo do útero) ou uretrites não complicadas causadas por Chlamydia trachomatis; (9) infecções oculares (tracoma e conjuntivite) por Chlamydia trachomatis; (10) Orquite epididimite aguda (infecção nos testículos e epidídimo) por C. trachomatis ou N. gonorrhoeae; (11) granuloma inguinal (do novo-vírus) causado por Calyimmtobacterium granulomatis; (12) estágios iniciais da doença de Lyme e febre recorrente (que retornam) transmitida pelo piolho
Como este medicamento funciona?
A doxiciclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas, que atua contra bactérias impedindo sua nutrição, desenvolvimento e reprodução. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas após a primeira dose.
Quando não devo usar este medicamento?
A doxiciclina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e para menores de 8 anos de idade. Além disso, é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A doxiciclina não deve ser utilizada se você tem hipersensibilidade (reação alérgica) às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e menores de 8 anos de idade. Também é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê. Além disso, reações cutâneas graves, como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reação medicamentosa com eosinofilia podem ocorrer. Em caso de reações cutâneas graves, a doxiciclina deve ser descontinuada imediatamente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento doxiticiclina deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento de diversas infecções causadas por agentes sensíveis à doxiticiclina. É recomendado para uso em adultos e em pediátricos acima de 8 anos. O tempo médio para início de ação do medicamento é de aproximadamente 2 horas após a administração da primeira dose.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, basta tomar a dose assim que se lembrar. Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida. Para orientações mais específicas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A doxiciclina pode causar reações cutâneas graves, tais como dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, e reação medicamentosa com eosinofilia. É também associada à hipertensão intracraniana benigna, que é um aumento da pressão dentro do crânio e pode levar à perda visual permanente em alguns casos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?