Drenison Creme 30G

  • Fabricante: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda - 49475833000106
  • Categoria: Inflamações
  • Princípio ativo: Fludroxicortida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O seu médico lhe receitou Drenison® creme para o tratamento de inflamações e alergias da pele.

  • Como este medicamento funciona?

    Drenison® é uma preparação para o uso tópico, contendo fludroxicortida, um corticosteroide. O medicamento é eficaz principalmente por sua ação antiinflamatória, antipruriginosa (diminuição da coceira) e vasoconstritora, reduzindo o inchaço local. Os efeitos antiinflamatórios resultam da diminuição da formação, liberação e atividade de substâncias inflamatórias (cininas, histaminas, enzimas lipossomais, prostaglandinas e leucotrienos), reduzindo as manifestações iniciais do processo inflamatório. A ação vasoconstritora ajuda a diminuir o extravasamento de líquido no local da inflamação, aliviando assim o inchaço e desconforto.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar o Drenison® creme se for alérgico a qualquer um de seus componentes (veja o item COMPOSIÇÃO) e se já houver uma infecção no local de tratamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Advertências: Gerais – A absorção sistêmica (circulação pela corrente sanguínea) de corticosteroides tópicos causa alteração reversível na produção de uma série de hormônios, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia (aumento de açúcar na circulação sanguínea) e glicosúria (eliminação de açúcar na urina) em alguns pacientes. Evitar o contato com os olhos. As condições que aumentam a absorção sistêmica são: aplicação de esteroides mais potentes, uso sobre áreas mais extensas, uso prolongado e uso de curativos oclusivos. Portanto, os pacientes que estejam recebendo altas doses de um esteroide tópico, aplicado ou não a uma área extensa ou sob curativo oclusivo, deverão ser avaliados periodicamente quanto à evidência de alterações hormonais, através de exames adequados. Se as alterações hormonais forem notadas, o médico deve tomar a decisão de suspender o medicamento, reduzir a frequência de aplicação ou substituir por um tratamento menos potente. A reversão das alterações hormonais é geralmente imediata e total com a interrupção da droga. Se ocorrer irritação, o uso de corticosteroides tópicos deve ser interrompido e a terapia apropriada deverá ser instituída. Os seguintes testes podem ser úteis para avaliar a supressão do eixo hipotálamo/hipófise/suprarrenal: cortisol livre urinário, estimulação por ACTH. Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade – não foram efetuados estudos em animais, a longo prazo, para avaliar o potencial carcinogênico ou o efeito na fertilidade com o uso de corticosteroides tópicos. Estudos para determinar a mutagenicidade, efetuados com a prednisolona e

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Mantenha Drenison® creme em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Uma pequena quantidade (fina camada) de Drenison® creme deve ser aplicada sobre a área afetada, duas a três vezes ao dia, ou conforme crité rio médico. Para lesões úmidas, recomenda-se a aplicação de Drenison® creme. Para lesões secas e escamosas, recomenda-se a aplicação de Drenison® pomada. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Você deve aplicar Drenison® creme conforme a receita médica. Se você deixou de aplicar uma dose, deverá aplicar a dose seguinte conforme receita médica.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os males que este medicamento pode causar incluem reações adversas como: prurido (coceira), irritação, secura da pele, dermatite de contato alérgica (inflamação que ocorre pelo contato direto com substâncias que causam alergia) que são muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes). Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) incluem: queimadura, foliculite (infecção nos folículos pilosos), hipertricose (crescimento excessivo de pelos), erupções acneiformes, hipopigmentação (descoloramento da pele) ou outras alterações na pigmentação da pele, e dermatite perioral. Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes) incluem: maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias, miliária (brotoejas), furunculose, pústulas, piodermatite, vesiculação (bolhas), hiperestesia (sensibilidade da pele acima do normal), púrpura (manchas arroxeadas), entorpecimento dos dedos, telangiectasia, Síndrome de Cushing, edema (inchaço), úlceras gástricas, glaucoma secundário, hipertensão, Síndrome hipocalêmica, e depleção prote

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.