DUPHASTON ® (didrogesterona) é indicado para o tratamento de:
• menstruação dolorosa;
• endometriose (crescimento fora do padrão do tecido que forra a parte interna do útero);
• interrupção da menstruação antes da menopausa;
• ciclos menstruais irregulares;
• fluxo menstrual muito intenso ou que ocorre entre uma menstruação e outra;
• síndrome pré-menstrual (TPM);
• redução do risco de aborto (ameaça de aborto ou aborto habitual);
• infertilidade devido aos baixos níveis de progesterona;
• suporte ou suplementação da fase lútea durante ciclos de fertilização obtidos por tecnologias de reprodução assistida (FIV – Fertilização In Vitro).
Também é utilizado para tratar sinais da menopausa, como rubores, suores noturnos, problemas de sono, secura vaginal e problemas urinários, podendo ser utilizado sozinho ou com um estrogênio.
Como este medicamento funciona?
DUPHASTON ® é um hormônio sintético muito similar à progesterona normalmente encontrada em seu organismo produzida pelos ovários. Medicamentos como DUPHASTON ® são chamados de “progestagênios”. O organismo normalmente equilibra a quantidade de hormônio natural progesterona com estrogênio (outro principal hormônio feminino). Se seu organismo não produz progesterona suficiente, DUPHASTON ® supre essa deficiência e restaura o equilíbrio. Para algumas mulheres que fazem a TRH (Terapia de Reposição Hormonal), tomar o estrogênio isolado pode causar um espessamento anormal da mucosa que reveste o útero. Tomando didrogesterona como parte do seu ciclo mensal, ela ajuda a prevenir esse espessamento da mucosa que reveste o útero. O início da ação farmacológica de DUPHASTON ® é entre 0,5 e 1,5 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome DUPHASTON se: você é alérgica (hipersensível) à didrogesterona ou a qualquer um dos componentes da formulação; você tem, ou teve um tumor que é agravado pela progesterona, como um tumor no cérebro chamado de “meningioma” ; você tem sangramento vaginal de causa desconhecida; se ocorrer abortamento durante o tratamento para o suporte da fase lútea como parte da prescrição de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA). Não tome DUPHASTON se quaisquer umas das situações acima se aplicam a você.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Tenha cuidado especial com DUPHASTON ®: Se você precisa tomar DUPHASTON ® para sangramento anormal, o seu médico irá encontrar a causa do sangramento antes de você começar a tomar este medicamento. Sangramento vaginal inesperado ou sangramento de escape pode ocorrer durante os primeiros meses de uso de DUPHASTON ®. No entanto, recomenda-se agendar uma consulta com seu médico imediatamente se o sangramento ou sangramento de escape: continuar por mais de alguns meses; começar depois que você estiver em tratamento por algum tempo; continuar mesmo depois que você parou o tratamento. Isto pode ser um sinal de que seu revestimento do útero se tornou mais espesso. Seu médico irá procurar a causa do sangramento ou sangramento de escape e poderá fazer um teste para descobrir se você tem câncer no revestimento do útero. Checar com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar DUPHASTON ® se você tem qualquer um dos seguintes problemas: depressão; problemas no fígado; um problema hereditário raro no sangue chamado de “porfiria” [alteração em enzimas da via metabólica de proteínas (porfirinas) ligadas ao ferro (heme)]. Se alguma das situações acima se aplicam a você (ou se você não tem certeza), fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar DUPHASTON ®. É particularmente importante dizer ao médico se os problemas acima pioraram durante a gravidez ou TRH (Terapia de Reposição Hormonal) anterior. Seu médico pode querer monitorá-la mais de perto durante o tratamento. Se eles se agravarem ou reaparecerem enquanto você estiver tomando DUPHASTON ®, seu médico pode interromper o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento DUPHASTON deve ser utilizado conforme a orientação médica, sendo indicado para o tratamento de condições como menstruação dolorosa, endometriose, ciclos menstruais irregulares, entre outras. A via de administração é oral e é recomendado que seja usado em ciclos de 28 dias ou por pelo menos 12 dias por mês, especialmente em casos de terapia de reposição hormonal com estrogênio.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?