DURATESTON é utilizado para a reposição de testosterona em homens para o tratamento de vários problemas de saúde relacionados à falta de testosterona (hipogonadismo masculino). O seu médico irá confirmar esta condição através de medições de testosterona no sangue e também através de síntomas clínicos.
Como este medicamento funciona?
As substâncias ativas de DURATESTON são transformadas em testosterona pelo seu organismo. A testosterona é um hormônio natural masculino, conhecido como androgênio, produzido pelos testículos, necessário para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento normal dos órgãos sexuais masculinos e responsável pelas características sexuais secundárias masculinas. Ele é necessário para o crescimento dos pelos do corpo, desenvolvimento dos ossos e músculos e estimula a produção de glóbulos vermelhos. Ele também torna a voz do homem mais grave.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa que: seja alérgica a um ou mais dos componentes da fórmula do produto. seja alérgica ao amendoim ou à soja; se tem ou já teve tumor de próstata ou um tumor de mama, ou há a suspeita de um desses tipos de tumores. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos de idade e para uso por mulheres.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O tratamento com hormônios masculinos como a testosterona pode aumentar o tamanho da próstata, especialmente em homens idosos. Assim, seu médico irá examinar sua próstata em intervalos regulares por Exame de Toque Retal (ETR) e testes sanguíneos para antígeno prostático específico (PSA). Além disso, devem ser realizados exames de sangue em intervalos regulares para avaliar a substância que transporta o oxigênio nos glóbulos vermelhos (hemoglobina). Em casos muito raros, o número de glóbulos vermelhos pode aumentar muito e causar complicações. O seu médico irá verificar os níveis de testosterona no sangue antes e durante o tratamento. Baseado nos resultados dos exames de sangue, o seu médico poderá ajustar a dose de DURATESTON.
Os pacientes com histórico médico de obesidade, diabetes ou consumo de álcool podem ter níveis baixos de testosterona/falta de eficácia. A avaliação médica também poderá ser necessária em algumas outras condições. Portanto, informe ao seu médico se você tem, teve ou suspeita que tenha:
Câncer de mama que tenha espalhado para os ossos;
Câncer renal ou pulmonar;
Doenças do coração;
Doenças dos rins;
Doenças do fígado;
Pressão arterial elevada;
Diabetes mellitus;
Epilepsia;
Enxaqueca, dores de cabeça;
Comp
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento DURATESTON deve ser administrado por um profissional habilitado e usado exatamente como seu médico orientar. É indicado para uso intramuscular e pode ser utilizado em adultos e pacientes pediátricos acima de 3 anos. A segurança e eficácia em crianças e adolescentes não foram adequadamente determinadas, portanto, é necessário supervisão médica extra. O tratamento deve ser acompanhado por exames regulares de testosterona no sangue para ajustar a dose conforme necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de DURATESTON pode causar sérios problemas de saúde para o seu coração ou vasos sanguíneos, além de problemas de saúde mental e/ou hepática. O abuso desse medicamento pode levar a dependência e sintomas de abstinência ao reduzir a dose ou suspender o uso. Também é importante ressaltar que hormônios masculinos como a testosterona podem aumentar o tamanho da próstata e impactar a pressão arterial. Em alguns casos, o número de glóbulos vermelhos pode aumentar muito, causando complicações. O uso indevido de DURATESTON está relacionado a doping, que pode trazer riscos à saúde.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?