Dymista ® é usado para o alívio dos sintomas da rinite alérgica sazonal (febre do feno) moderada e grave e também nos casos de rinite alérgica crônica (resfriado alérgico crônico). Rinite sazonal ou crônica são reações alérgicas contra substâncias tais como pólen, ácaros de poeira doméstica, mofo, poeira ou animais domésticos. Dymista ® alivia os sintomas de alergias, por exemplo: corrimento nasal, coriza, espirros, coceira nasal ou nariz entupido, lacrimejamento e olhos vermelhos.
Como este medicamento funciona?
Dymista ® contém cloridrato de azelastina e propionato de fluticasona. O cloridrato de azelastina pertence ao grupo de medicamentos chamados anti-histamínicos, que trabalham impedindo os efeitos de substâncias como a histamina, reduzindo os sintomas da rinite alérgica. O propionato de fluticasona, por sua vez, é um corticosteroide que reduz a inflamação. Devido a esses efeitos, Dymista ® é mais eficaz sobre os sintomas nasais do que qualquer outra terapia com anti-histamínico ou corticoide isolados, proporcionando alívio rápido dos sintomas, que pode ser observado aos 5 minutos após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Dymista® não deve ser usado por pacientes que são hipersensíveis (alérgicos) ao cloridrato de azelastina ou ao propionato de fluticasona, ou a qualquer dos componentes da formulação. Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use Dymista ® se: • Você for alérgico ao cloridrato de azelastina, propionato de fluticasona ou a qualquer dos componentes deste medicamento. Fale com seu médico ou farmacêutico antes de usar Dymista ® se: • O seu nariz foi operado recentemente; • Você teve uma infecção no seu nariz; • Você tem tuberculose ou alguma infecção não medicada; • Você teve alguma mudança na visão ou histórico de pressão ocular, glaucoma, catarata e/ou doenças raras como a coriorretinopatia cerosa central; • Você for portador de doença hepática grave; • Você tem problemas de restrição moderados nas glândulas suprarrenais. Nestes casos seu médico decidirá se você pode usar Dymista ®. Se você se sente inseguro quanto ao uso deste medicamento, converse com seu médico ou farmacêutico antes de usá-lo. Não existem dados suficientes sobre o uso de cloridrato de azelastina e propionato de fluticasona em mulheres grávidas ou que estão amamentando. Portanto, o seu médico deve ser consultado antes que você utilize Dymista ®. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Dymista ® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 a 30°C). Proteger da luz. Após aberto, válido por 6 meses. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Dymista deve ser administrado apenas por via nasal. Para a preparação do spray, agite o frasco por cera de 5 segundos e remova a tampa protetora. Se for a primeira vez que usa o spray, pressione a válvula para baixo para esguichar para o ar e, em seguida, acione a válvula colocando os dois dedos em cada lado da bomba de spray e o polegar na parte inferior do frasco. Pressione para baixo e libere a válvula 6 vezes até que uma névoa fina apareça.
Durante a aplicação, mantenha a cabeça ligeiramente inclinada para baixo, insira a ponta do aplicador nasal em uma narina e feche a outra narina com o dedo. Pressione uma vez e inspire suavemente ao mesmo tempo. Após a administração, respire suavemente e não incline a cabeça para trás. Depois de cada uso, limpe a ponta do aplicador com um tecido limpo e recoloque a tampa.
A posologia recomendada para adultos e crianças acima de 6 anos é de um jato em cada narina, duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Este medicamento não é recomendado para crianças menores que 6 anos. A duração do tratamento deve corresponder ao período em que os sintomas da rinite alérgica estiverem presentes.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use seu spray nasal tão logo você se lembre e depois aplique a próxima dose no horário usual.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Dymista pode causar efeitos colaterais como fadiga ou tonturas, que podem ocorrer muito raramente devido à própria doença ou pelo uso do medicamento. Além disso, o cloreto de benzalcônio, presente na formulação, pode provocar reações cutâneas e irritação ou inchaço no interior do nariz, especialmente com o uso prolongado. É importante evitar o contato do medicamento com os olhos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?