Ecoxe é indicado para: tratamento da osteoartrite; tratamento da artrite reumatoide; tratamento de espondilite anquilosante (inflamação da coluna e de grandes articulações); alívio da dor; tratamento de dor aguda após cirurgia dentária; tratamento de dor aguda após cirurgia ginecológica abdominal.
Como este medicamento funciona?
Ecoxe faz parte de um grupo de medicamentos denominados coxibes, usados para diminuir a dor e a inflamação. Ecoxe é um inibidor seletivo da COX-2. O nosso organismo produz dois tipos de enzimas, denominadas COX-1 e COX-2. Uma das funções da COX-1 está relacionada com a proteção do estômago, enquanto a COX-2 participa nos processos inflamatórios e dolorosos de tecidos e articulações. Ecoxe bloqueia a COX-2 e, desse modo, reduz a dor e a inflamação. Ecoxe não bloqueia a COX-1, o que envolve a proteção contra úlceras no estômago, apresentando assim menos risco de úlceras comparado com outros anti-inflamatórios.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Ecoxe se:
• for alérgico a qualquer um de seus componentes;
• tiver histórico de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, cirurgia de revascularização, dor no peito (angina), estreitamento ou bloqueio de artérias das extremidades do corpo, derrame ou derrame transitório (ataque isquêmico transitório - AIT).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ECOXE não deve ser usado se você for alérgico a qualquer um de seus componentes. Não é recomendado para pessoas com histórico de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, cirurgia de revascularização, dor no peito, estreitamento ou bloqueio de artérias, derrames, ou derrame transitório. Além disso, é importante comunicar ao médico sobre qualquer problema de saúde ou alergia, incluindo doenças do coração, doenças dos rins, doenças do fígado, pressão alta, e reação alérgica ao ácido acetilsalicílico. Gravidez e amamentação também são fatores relevantes a serem considerados, pois Ecoxe não deve ser utilizado por mulheres grávidas a partir das 20 semanas de gestação. O uso pediátrico não é recomendado, e, nos idosos, o médico deve realizar um acompanhamento adequado. Observe que Ecoxe pode aumentar a pressão arterial e, portanto, seu médico pode monitorar essa condição regularmente.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Utilize ECOXE conforme orientação médica. O medicamento deve ser administrado por via oral, na forma de comprimidos revestidos de 60mg. É indicado para o tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, alívio da dor, e tratamento de dor aguda após cirurgia dentária e ginecológica abdominal. Recomenda-se que a dose mais baixa suficiente para controlar a dor seja utilizada e que o uso não se prolongue além do necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento ECOXE, que contém o princípio ativo etoricoxibe, pode causar alguns efeitos colaterais. Em estudos clínicos, foi observado que o risco de desenvolvimento de úlceras com etoricoxibe é menor do que com outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), porém algumas pessoas desenvolvem úlceras ao tomar etoricoxibe ou placebo, sendo a incidência mais alta em usuários de etoricoxibe. Os pacientes devem estar atentos a sintomas como falta de ar, dor no peito e inchado no tornozelo. Além disso, o uso prolongado de ECOXE pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames. O medicamento também pode aumentar a pressão arterial. Em caso de reação alérgica grave ou outros efeitos adversos, é importante procurar assistência médica imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?