EDISTRIDE é indicado para **diabetes mellitus tipo 2**, tanto como **monoterapia** junto à dieta e prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico, quanto em **combinação** com outros medicamentos antidiabéticos, quando a terapia existente não proporciona controle glicêmico adequado. Além disso, é indicado para a **prevenção do desenvolvimento ou agravamento de insuficiência cardíaca** e **nefropatia** em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. EDISTRIDE também é indicado para o tratamento de **insuficiência cardíaca crônica** e **doença renal crônica** em pacientes adultos.
Como este medicamento funciona?
EDISTRIDE é um medicamento que bloqueia o cotransportador sódio - glicose 2 (SGLT2), uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim, levando à eliminação do excesso de glicose na urina, melhorando o controle do diabetes mellitus tipo 2. Esse bloqueio também reduz a pressão nos rins (glomérulos) e, junto com um aumento da eliminação de água na urina, pode ter efeito benéfico na função renal e no coração. Foi observada redução da quantidade de açúcar no sangue em jejum após uma semana de tratamento com dapagliflozina.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por paciente que tenha hipersensibilidade (alergia) a dapagliflozina ou a qualquer um dos componentes do medicamento. EDISTRIDE não é indicado para uso por pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e não deve ser utilizado para o tratamento de cetoacidose diabética.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento com EDISTRIDE, informe seu médico suas condições médicas, inclusive se você:
• Tiver diabetes mellitus tipo 1: EDISTRIDE não deve ser usado no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 1;
• Tiver história ou risco de cetoacidose diabética;
• Tiver problemas renais graves;
• Tiver infecções do trato urinário com frequência.
O funcionamento renal deve ser avaliado antes do início do tratamento e periodicamente. Casos muito raros de fasciíte necrosante do períneo foram relatados. Em caso de sintomas como sensibilidade, vermelhidão ou inchaço na área genital, procure um médico e pare imediatamente o uso do medicamento.
EDISTRIDE não deve ser utilizado no segundo e terceiro trimestres de gravidez e durante a amamentação. A segurança e eficácia em pacientes pediátricos não foram estabelecidas. Portanto, o uso em idosos não requer alteração de dose com base na idade.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Resposta:
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O uso de EDISTRIDE deve ser realizado por via oral, sendo indicado para pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, em monoterapia junto à dieta e prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico. Também é indicado em combinação com outros medicamentos, como metformina ou insulina, quando a terapia existente não proporciona controle adequado. A dose recomendada deve ser orientada pelo médico, levando em consideração as condições de cada paciente e acompanhando a função renal.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem cetoacidose diabética, hipoglicemia quando usado em combinação com insulina ou seus secretagogos, e fasciíte necrosante do períneo (gangrena de Fournier), que, embora raros, podem levar à morte. Além disso, o uso de EDISTRIDE é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a dapagliflozina ou a qualquer um dos componentes do medicamento. É importante observar que EDISTRIDE não deve ser utilizado em casos de diabetes mellitus tipo 1 ou em pacientes com problemas renais graves ou infecções do trato urinário frequentes.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?