EFFIENT ® (associado com ácido acetilsalicílico, salvo contraindicações) é indicado para a redução da taxa de eventos aterotrombóticos (morte cardiovascular, infarto do coração e derrame cerebral, incluindo trombose de stent) nas doenças coronarianas agudas tratadas por intervenção coronariana percutânea (angioplastia).
Como este medicamento funciona?
EFFIENT ® é um antagonista (agente que neutraliza ou impede a ação de compostos ou processos regulares no organismo) de um receptor específico das plaquetas (receptor ADP) e, portanto, inibe a ativação e a agregação plaquetária (uma etapa da coagulação sanguínea). Uma vez que as plaquetas participam do início e/ou da evolução de complicações trombóticas (que ocasionam coágulos nocivos) na doença aterosclerótica, a inibição da função plaquetária pode resultar na redução da taxa de eventos cardiovasculares como mortes, infarto do coração ou derrame cerebral (acidente vascular cerebral). Com 30 minutos após a dose de ataque, a concentração já é suficiente para eficácia clínica.
Quando não devo usar este medicamento?
EFFIENT ® é contraindicado em pacientes com: sangramento patológico ativo, história conhecida de ataque isquêmico transitório ou derrame cerebral, insuficiência hepática grave e conhecida hipersensibilidade ao cloridrato de prasugrel ou a qualquer componente do comprimido. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase LAPP ou de má absorção de glicose e/ou galactose não devem tomar EFFIENT ®. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose-galactose. Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
EFFIENT não é recomendado em pacientes com ≥ 75 anos de idade devido ao maior risco de sangramento fatal e intracraniano e seu benefício incerto, exceto em situações específicas de alto risco. Deve ser utilizado com cautela em: pacientes com propensão para sangramento, insuficiência hepática grave, insuficiência renal de moderada a grave, pacientes com peso corp oral < 60 kg, e aqueles que tomam medicamentos que possam aumentar o risco de hemorragia. Não foram realizados estudos sobre os efeitos de EFFIENT na capacidade de dirigir e utilizar máquinas. Também não deve ser iniciado em pacientes que serão submetidos à cirurgia para revascularização do miocárdio e deve ser descontinuado 7 dias antes do procedimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30 °C). Guarde - o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
EFFIENT deve ser administrado por via oral, independente das refeições. Deve ser iniciado com uma dose de ataque de 60 mg e, em seguida, prosseguir com uma dose de 10 mg, administrada uma vez por dia. Em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio sem elevação do segmento ST, a dose de ataque deve ser administrada no momento da intervenção coronariana percutânea (ICP). Pode ser administrado com ou sem alimentos. Pacientes em tratamento com EFFIENT também devem tomar ácido acetilsalicílico diariamente (75 mg a 325 mg), salvo contraindicações. Recomenda-se prosseguir o tratamento por 12 meses, a menos que a interrupção de EFFIENT seja clinicamente indicada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento EFFIENT pode causar aumento do risco de sangramento, especialmente em pacientes com propensão para sangramento, insuficiência hepática grave, insuficiência renal, e em casos de uso concomitante com anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais. Também é contraindicado em pacientes com sangramento patológico ativo e hipersensibilidade ao cloridrato de prasugrel ou a qualquer componente do comprimido. Pacientes com idade ≥ 75 anos têm um maior risco de sangramento fatal e intracraniano.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?